Vereadores denunciam ao Ministério Público situação de ponte no Córrego Rico; Prefeitura anuncia reforma para este fim de semana
Por: Lino Barreto
Publicado em 26 de Junho de 2026 as 13:24 Hrs
A Câmara de Brasnorte protocolou junto ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso uma denúncia solicitando providências urgentes em relação às condições da ponte sobre o Córrego Rico, localizada na estrada que liga o Distrito de Água da Prata à Comunidade São Bento.
A representação foi apresentada após uma vistoria realizada pelos vereadores Norberto de Paula Júnior (PL), Willian Braz (UB) e Célia Poletto (PL). Durante a fiscalização, os parlamentares constataram o desgaste da estrutura e manifestaram preocupação com a segurança de moradores, produtores rurais e estudantes que utilizam diariamente a via.
Vereador afirma que problema se arrasta há mais de seis meses
Em entrevista à reportagem, o vereador Norberto de Paula Júnior classificou como lamentável a necessidade de recorrer ao Ministério Público para buscar uma solução para o problema.
Segundo ele, a comunidade vem cobrando a recuperação da ponte há mais de seis meses e, nesse período, pequenos danos evoluíram para uma situação considerada preocupante.
"No começo era apenas a troca de algumas pranchas, mas o tempo foi passando, outras foram quebrando e hoje a ponte chegou a uma situação preocupante. Anexamos fotos à denúncia para mostrar a realidade da estrutura", afirmou.
O parlamentar destacou que a ponte do Córrego Rico é o principal acesso à Comunidade São Bento, região importante para a produção agrícola e pecuária do município, além de atender diversas propriedades rurais e o transporte escolar.
Norberto afirmou que, antes de recorrer ao Ministério Público, realizou diversas cobranças junto à Secretaria de Infraestrutura e ao Poder Executivo, aguardando inclusive o início de uma manutenção que havia sido anunciada para a última terça-feira.
Como os serviços não começaram, os vereadores decidiram formalizar a denúncia.
"O vereador não executa obra, mas tem o dever de fiscalizar e cobrar. Fizemos isso durante meses e, como nada aconteceu, buscamos o auxílio do Ministério Público. Nossa preocupação é evitar que aconteça um acidente, principalmente porque ônibus escolar e caminhões passam diariamente por essa ponte."
O vereador lembrou ainda que situação semelhante ocorreu em 2023, quando uma denúncia ao Ministério Público resultou na recuperação da Ponte da Gretéria após decisão judicial.
Apesar das críticas, Norberto afirmou que espera que a Prefeitura realize a obra antes da adoção de qualquer medida judicial.
"Se a Prefeitura fizer a recuperação antes da atuação do Ministério Público, não teremos problema nenhum em reconhecer o serviço prestado. O que queremos é que a população tenha segurança."
Prefeitura diz que obra já estava prevista
Em resposta à reportagem, o secretário de Infraestrutura, Andrew Matheus Wagner, informou que a recuperação da ponte já fazia parte do cronograma da Secretaria e confirmou que os serviços terão início neste sábado, com conclusão prevista para domingo.
Segundo o secretário, a Prefeitura enfrentou dificuldades por não possuir uma licitação vigente para aquisição de madeira, o que acabou atrasando a execução da manutenção.
"Infelizmente o órgão público tem suas morosidades. A licitação aconteceu, mas ainda não foi homologada. Nem tudo depende da vontade da Secretaria. Enquanto isso, conseguimos uma doação de madeira junto ao Ibama, que já está sendo serrada para iniciar a reforma."
Andrew ressaltou que uma vistoria técnica foi realizada na estrutura da ponte e garantiu que não há risco de comprometimento da parte principal da obra.
"Quero tranquilizar a população. A parte estrutural da ponte está em boas condições. O problema está apenas em algumas pranchas do tabuleiro, que serão substituídas. A reforma começa no sábado e a previsão é concluir tudo no domingo."
Com a manutenção anunciada pela Prefeitura, a expectativa é que a ponte volte a oferecer condições adequadas de tráfego para moradores da Comunidade São Bento, produtores rurais e estudantes que dependem diariamente da estrada.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.



