Vacinas não são capazes de impedir sequelas do novo coronavírus
Trocando em miúdos: quem for vacinado e contrair o vírus terá as mesmas complicações clínicas, só não terá o risco de internação.
Por: CNN
Publicado em 20 de Janeiro de 2021 as 10:04 Hrs
Perda de olfato, paladar e memória. Falta de apetite. Recuperar-se da Covid-19 ainda está longe de ser um passaporte para se ver livre da doença. Segundo um estudo feito na Itália e publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), pouco mais de 87% dos 143 pacientes avaliados relataram que pelo menos um sintoma do novo coronavírus persistiu depois de dois meses após as altas.
As notificação de casos de reinfecção mostraram que ninguém está imune ao vírus. No último domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas Cononavac e a de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, dando um sopro de esperança para todos que estão ansiosos para voltar à vida normal. No entanto, é preciso saber que o imunizante não evita as sequelas em caso de contaminação.
“Estes sintomas são complicações clínicas. O que muda com a vacina é que os sintomas serão mais leves e não deve ter internação hospitalar”, explica Sergio Cimerman, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Trocando em miúdos: quem for vacinado e contrair o vírus terá as mesmas complicações clínicas, só não terá o risco de internação. Ou seja, terá uma versão mais branda da doença.
“A vacina não vai erradicar o vírus, ela vai diminuir a transmissibilidade e o impacto da doença grave”, explica. “Se a gente relaxar com essas medidas [uso de máscara, isolamento e álcool em gel], toma vacina e relaxa, a gente ainda tem risco dessa transmissão continuar acontecendo entre nós. Esse que é o grande problema”, diz.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
MAIS LIDAS






