Trump compartilha vídeo com grito 'poder branco', mas apaga postagem
Presidente dos EUA tem criticado movimento antirracista que ganha força nos EUA
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 29 de Junho de 2020 as 09:22 Hrs
O presidente dos EUA, Donald Trump, republicou um vídeo no qual um de seus apoiadores grita "white power" (poder branco) contra manifestantes antirracistas.
O líder americano, no entanto, apagou a postagem pouco depois.
O vídeo mostra um confronto entre apoiadores e críticos de Trump no estado da Flórida, gritando ofensas uns contra os outros. Depois que um ativista chama o presidente de racista, um apoiador ergue o punho e grita "white power". O slogan é usado por grupos supremacistas brancos.
Na postagem com o vídeo, Trump escreveu: "Obrigado ao grande povo de The Villages", em referência à comunidade de aposentados onde as cenas foram gravadas.
Judd Deere, porta-voz da Casa Branca, disse que o presidente não tinha notado a frase sobre poder branco no registro, mas apenas o entusiasmo de seus apoiadores.
A publicação gerou críticas de adversários e aliados do presidente. "Não há dúvida de que ele não deveria ter retuitado e de que ele deveria ter apagado a mensagem", disse Tim Scott, único senador negro do Partido Republicano, à CNN. "É indefensável."
Trump atacou diversas vezes os protestos antirracistas que tomaram o país após a morte de George Floyd, homem negro que foi sufocado por um policial branco no fim de maio. Ele ameaçou enquadrar os manifestantes como terroristas.
No ano passado, o presidente foi acusado de agir de modo racista ao dizer que quatro congressistas democratas "deveriam voltar e ajudar a consertar os lugares infestados de crime de onde elas vieram".
Em uma entrevista recente, o vice-presidente Mike Pence recusou-se a dizer a frase "black lives matter" (vidas negras importam, lema do principal movimento antirracista atual) e defendeu que "todas as vidas importam".
Ele disse considerar o Black Lives Matter um movimento da esquerda radical que visa cortar recursos da polícia e derrubar monumentos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
18:45
Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil
Com crescimento expressivo de público e expositores, evento realizado em Cuiabá triplica tamanho em relação à edição anterior e já anuncia data para 2026.
14:52
Médico celebra 50 anos de dedicação à cirurgia e à saúde pública em Juína
O Dr. Joaquim Delfino Coelho se formou no ano de 1975 no Rio de Janeiro e tem atuado há décadas no noroeste de Mato Grosso.
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
MAIS LIDAS






