Secretário de Educação participa de fórum em Cuiabá e destaca desafio para implantar ensino integral em Brasnorte
Por: Lino Barreto
Publicado em 14 de Abril de 2026 as 15:57 Hrs
O secretário municipal de Educação de Brasnorte, Jonatas Ferreira de Melo, participou na semana passada do Fórum Estadual promovido pela UNDIME, realizado em Cuiabá. O evento reuniu gestores de todo o estado para discutir políticas públicas e estratégias para a educação municipal.
Evento reuniu gestores e apresentou novas diretrizes
Durante entrevista, o secretário destacou a importância do fórum como espaço de formação e troca de experiências entre os municípios. Segundo ele, a entidade oferece suporte técnico, consultorias e capacitações que contribuem diretamente para a melhoria da educação local.
“É uma oportunidade para receber conhecimento e aplicar essas formações no nosso município, melhorando a qualidade da educação”, afirmou.
Educação integral é prioridade e desafio
Entre os principais temas debatidos, Jonatas destacou a implantação do ensino integral nas escolas de ensino fundamental como uma das pautas mais relevantes para Brasnorte. Atualmente, as creches do município já funcionam em período integral, mas a ampliação para outras etapas exigirá planejamento.
Outro ponto abordado foi a elaboração do Plano Municipal de Educação, que deve orientar as ações da área pelos próximos 10 anos.
Aplicação de recursos do FUNDEB será obrigatória
O secretário também ressaltou a obrigatoriedade de aplicação de recursos do FUNDEB na educação integral.
De acordo com ele, pelo menos 4% dos recursos devem ser destinados à implementação do modelo, conforme exigência de órgãos de controle.
“Essa é uma das partes mais complexas, porque é uma exigência legal. O município vai precisar traçar estratégias para cumprir essa determinação”, explicou.
Planejamento envolve comunidade e gestores
Jonatas afirmou que a implementação da educação integral ainda está em fase inicial e dependerá de diálogo com diferentes setores da sociedade.
Segundo ele, será necessário discutir o tema com:
Prefeitura
Conselhos municipais
Gestores escolares
Comunidade
A intenção é construir um modelo que atenda à realidade local e garanta eficiência na aplicação dos recursos.
“É uma responsabilidade do município, mas precisamos construir isso junto com as escolas e a comunidade para definir a melhor forma de aplicação”, disse.
Prazo já está em vigor
Apesar de ainda não haver um modelo definido, o secretário alertou que a exigência já está valendo.
“O prazo é imediato. Neste ano, já precisamos aplicar pelo menos 4% em infraestrutura ou materiais, para viabilizar a educação integral futuramente”, concluiu.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.



