
Remédio para artrite vai à última fase de testes em casos de Covid-19
Objetivo é avaliar eficácia para o tratamento de pacientes hospitalizados por causa da doença; resultados devem sair até o começo de outubro
Por: R7
Publicado em 09 de Julho de 2020 as 11:22 Hrs
Um estudo com o medicamento baricitinibe, conhecido como Olumiant e usado no tratamento de pessoas com artrite reumatoide moderada ou grave, avançou para a última fase de testes em pacientes internados por causa da covid-19.
O remédio já foi aprovado nas fases 1 e 2, que avaliam as doses e a segurança de sua utilização em humanos. Agora, o objetivo é avaliar sua eficácia para o tratamento de pacientes hospitalizados por causa da doença. Essa é a última etapa antes da possível aprovação para o uso da droga com o objetivo de tratar a covid-19.
A expectativa é aplicá-lo em pacientes nos Estados Unidos, América Latina e Europa. No Brasil, serão 100 participantes - 30 deles internados no Hospital Santa Paula, em São Paulo.
"São pacientes com idade acima de 18 anos e que tenham algum acometimento pulmonar moderado, como pneumonia, e sem precisar de ventilação mecânica", explica Cristhieni Rodrigues, médica infectologista, doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Santa Paula.
De acordo com ela, dois pacientes já foram incluídos nos testes e um terceiro já está em avaliação. Os voluntários receberão 4 mg do medicamento ou placebo por 14 dias consecutivos ou até receberem alta do hospital. Todos serão monitorados por um período de 28 dias.
"Vamos avaliar a eficácia do medicamento na evolução dos sintomas clínicos, o tempo de internação, a necessidade de ventilação mecânica", detalha a coordenadora do estudo.
A expectativa é que o baricitinibe, que pertence à classe dos imunobiológicos, consiga controlar a inflamação exacerbada observada em pacientes que desenvolvem complicações mais graves por causa da covid-19. Esse processo inflamatório é consequência da reação exagerada do próprio sistema imune na tentativa de combater a infecção pelo novo coronavírus.
"A própria imunidade começa a agredir órgãos-alvos como pulmão, rim e coração e o organismo não consegue diminuir esse fenômeno por si só. Foi observado que o medicamento inibe o sinalizador que teria o potencial de desencadear essa cascata de inflamação", explica Rodrigues.
Leia também: Covid-19: além do vírus, sistema de defesa também pode afetar pulmão
Ela acrescenta que o estudo é duplo cego, ou seja, pacientes e voluntários não saberão quem recebeu o baricitinibe ou o placebo. "Isso impede que haja qualquer viés durante a condução dos testes, que o paciente pense que melhorou porque está tomando algo", destaca.
A especialista afirma que os resultados desta fase da pesquisa ser obtidos entre setembro e outubro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas