Pulmão humano em más condições é revivido ao ser conectado em porco
Técnica pode triplicar o número de pulmões saudáveis disponíveis para transplantes, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia
Por: Exame
Publicado em 14 de Julho de 2020 as 10:13 Hrs
Uma técnica pode triplicar o número de pulmões saudáveis disponíveis para transplantes, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A descoberta foi realizada após os cientistas ligarem pulmões prejudicados ao sistema circulatório de um porco vivo.
Isso acontece porque, assim que uma pessoa morre, seus pulmões começam a deteriorar de forma bastante rápida, o que faz com que o transplante do órgão tenha de acontecer quase que imediatamente. Grande parte dos pulmões doados já está fora do corpo humano por um longo período de tempo, mas, mesmo assim, a maioria já passou por agressões exteriores o suficiente para não ser mais uma opção viável para uma cirurgia.
Segundo Gordana Vunjak-Novakovic, da Columbia, os órgãos prejudicados podem passar por dispositivos de perfusão pulmonar ex vivo lung perfusion (EVLP), o que pode falhar em muitos casos. Daí veio o teste em um ser vivo. A ideia dos pesquisadores parceiros de Vunjak-Novakovic era descobrir se, ao ligar um pulmão em um corpo com outros órgãos funcionais, este fabricaria nutrientes capazes de remover substâncias prejudiciais.
Os pesquisadores testaram, ao todo, seis pulmões (tanto individuais quanto em pares) que foram rejeitados para transplante. Um deles falhou depois de 5 horas em um dispositivo EVLP e ficou fora do corpo humano 24 horas antes de ser recebido pelos cientistas.
Cada pulmão foi conectado ao sistema circulatório de um porco anestesiado por 24 horas, com tubos alimentando as veias sanguíneas do órgão humano com as veias do pescoço do porco, ao mesmo tempo que um ventilador era responsável por bombear ar dentro dos pulmões. Para evitar que os tecidos externos fossem rejeitados tanto pelo animal quanto pelos órgãos humanos, foram utilizadas medicações imunossopressoras.
Depois de 24 horas conectados aos porcos, os pulmões foram revitalizados e testes apontaram que a capacidade deles de produzir ar melhorou significativamente. Até um deles, que estava há dois dias fora do corpo humano, teve uma recuperação exponencial. “Eles não estão 100% normais, mas estamos perto o suficiente”, afirmou Vunjak-Novakovic à revista científica New Scientist.
Em 2016, o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), efetuado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), estimou a necessidade de 1.636 transplantes pulmonares. Nesse período, apenas 92 foram realizados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar