Pulmão humano em más condições é revivido ao ser conectado em porco
Técnica pode triplicar o número de pulmões saudáveis disponíveis para transplantes, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia
Por: Exame
Publicado em 14 de Julho de 2020 as 10:13 Hrs
Uma técnica pode triplicar o número de pulmões saudáveis disponíveis para transplantes, segundo pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A descoberta foi realizada após os cientistas ligarem pulmões prejudicados ao sistema circulatório de um porco vivo.
Isso acontece porque, assim que uma pessoa morre, seus pulmões começam a deteriorar de forma bastante rápida, o que faz com que o transplante do órgão tenha de acontecer quase que imediatamente. Grande parte dos pulmões doados já está fora do corpo humano por um longo período de tempo, mas, mesmo assim, a maioria já passou por agressões exteriores o suficiente para não ser mais uma opção viável para uma cirurgia.
Segundo Gordana Vunjak-Novakovic, da Columbia, os órgãos prejudicados podem passar por dispositivos de perfusão pulmonar ex vivo lung perfusion (EVLP), o que pode falhar em muitos casos. Daí veio o teste em um ser vivo. A ideia dos pesquisadores parceiros de Vunjak-Novakovic era descobrir se, ao ligar um pulmão em um corpo com outros órgãos funcionais, este fabricaria nutrientes capazes de remover substâncias prejudiciais.
Os pesquisadores testaram, ao todo, seis pulmões (tanto individuais quanto em pares) que foram rejeitados para transplante. Um deles falhou depois de 5 horas em um dispositivo EVLP e ficou fora do corpo humano 24 horas antes de ser recebido pelos cientistas.
Cada pulmão foi conectado ao sistema circulatório de um porco anestesiado por 24 horas, com tubos alimentando as veias sanguíneas do órgão humano com as veias do pescoço do porco, ao mesmo tempo que um ventilador era responsável por bombear ar dentro dos pulmões. Para evitar que os tecidos externos fossem rejeitados tanto pelo animal quanto pelos órgãos humanos, foram utilizadas medicações imunossopressoras.
Depois de 24 horas conectados aos porcos, os pulmões foram revitalizados e testes apontaram que a capacidade deles de produzir ar melhorou significativamente. Até um deles, que estava há dois dias fora do corpo humano, teve uma recuperação exponencial. “Eles não estão 100% normais, mas estamos perto o suficiente”, afirmou Vunjak-Novakovic à revista científica New Scientist.
Em 2016, o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), efetuado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), estimou a necessidade de 1.636 transplantes pulmonares. Nesse período, apenas 92 foram realizados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS