
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Por: Lino Barreto
Publicado em 17 de Julho de 2025 as 16:13 Hrs
A Prefeitura de Brasnorte, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está trabalhando desde o último fim de semana para controlar um incêndio na Rua Jatobá, área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Evandro Adans, o fogo atingiu materiais vegetais antigos que haviam sido depositados no local ao longo dos anos, como serragem e madeira, e que continuam queimando sob o solo. “Nós estamos solucionando a situação do incêndio, realmente. Solucionar a voçoroca não é uma coisa simples. Esse é um problema que já persiste há mais de 20 anos, que já se tentou resolver com diversos paliativos”, explicou.
No momento, as equipes da Prefeitura trabalham para apagar os focos de fumaça e incêndio com apoio de máquinas e caminhão-pipa. “Teve um incêndio em uma parte que foi depositada aqui, e agora estamos vendo a máquina trabalhando e o pipa apagando. Esse material fica continuamente queimando, então temos que apagar para eliminar o perigo do fogo e a fumaça, que podem se alastrar para as chácaras vizinhas”, detalhou Adans.
O secretário destacou ainda que o município já está sendo cobrado pelo Ministério Público a apresentar soluções para o problema, que ele classificou como complexo e oneroso. “É uma demanda bastante complicada. Onde existe esse tipo de problema, o gasto é enorme. Depende da canalização da água, barreiras de contenção e várias ações integradas das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente. Não é algo que se resolve de um dia para o outro”, ressaltou.
De acordo com Adans, além do combate ao fogo, a Prefeitura também orientou o responsável pelo terreno para que não deposite mais materiais combustíveis na área. “Já conversamos com a pessoa que cuida do terreno para que, se for depositar algo, que seja apenas entulho limpo, que ajuda a aterrar o local, porque a pessoa também está perdendo o terreno. A Prefeitura já perdeu mais de 200 metros da rua”, disse.
A voçoroca, que começa abaixo da Escola Norma Lúcia e se estende por mais de mil metros até a região rural próxima ao bairro Cronascente, já consumiu grande parte do terreno e transformou-se em uma imensa valeta por onde escoa toda a água do centro da cidade. “É o local mais baixo, para onde a água do centro escorre naturalmente, causando erosão. Por isso, é uma solução cara, que depende de recursos que hoje o município não dispõe. Vai ser necessário buscar projetos para realmente solucionar o problema e atender a população”, completou o secretário.
A Prefeitura informou que a área será isolada para evitar novos depósitos irregulares e novos riscos de incêndio, enquanto busca viabilizar recursos para obras estruturantes no local.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.