
Pessoas que tiveram sintomas graves da Covid podem desenvolver anticorpos que agem contra o próprio organismo
Os 'autoanticorpos' podem ajudar a entender porque alguns pacientes têm sintomas persistentes, mesmo depois de se recuperarem do coronavírus.
Por: G1
Publicado em 30 de Outubro de 2020 as 09:32 Hrs
Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, sugere que mais da metade das pessoas que tiveram sintomas graves da Covid-19 desenvolveram um tipo de anticorpo que, em vez de atacar o vírus, ataca o próprio corpo, chamados de autoanticorpos.
Os pesquisadores analisaram o prontuário de 52 pacientes da Covid-19 internados em terapia intensiva (UTI). Eles observaram que, apesar de nenhum deles ter histórico de doenças autoimunes, enfermidades nas quais o paciente têm anticorpos que atacam o próprio organismo, mais da metade apresentou resultados positivos para os autoanticorpos.
Tal fato, segundo a publicação, ajudaria a entender porque alguns pacientes têm sintomas persistentes, mesmo depois de meses após se recuperarem da Covid-19.
O imunologista Matthew Woodruff, principal autor do trabalho, afirmou que, embora as descobertas levantem novas preocupações, há questões que os dados não revelaram.
"Ainda que os pacientes com doença grave exibam claramente respostas de autoanticorpos, os dados não nos dizem até que ponto esses autoanticorpos contribuem para os sintomas mais graves da Covid-19", escreveu Woodruff em um artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation.
O pesquisador também ressaltou que o estudo não foi capaz de responder quanto tempo duram os autoanticorpos e fez um alerta de que os anticorpos produzidos pelas futuras vacinas contra a Covid-19 não agirão do mesmo modo que o verificado no estudo.
"É importante ressaltar que acreditamos que as respostas autorreativas que identificamos aqui são específicas para a infecção por SARS-CoV-2 e não há razão para acreditar que resultados semelhantes seriam esperados através da vacinação contra o vírus", esclareceu Woodruff.
O estudo foi publicado na quarta-feira (28) na plataforma científica MedRxiv e ainda não foi revisado pela comunidade científica.
Autoanticorpos
Os cientistas explicam que os autoanticorpos são observados em doenças autoimunes como o lúpus ou crônicas como a artrite reumatóide. Pacientes com lúpus, por exemplo, costumam ter anticorpos que têm como alvo seu próprio DNA - as moléculas que compõem o genoma humano.
Em setembro, um estudo anterior ao americano, realizado pelo consórcio internacional Covid Human Genetic Effort, já havia identificado autoanticorpos em pessoas infectadas pelo coronavírus.
Publicado pela revista "Sicence", o estudo mostrou que pelo menos 1 em cada 10 pacientes em estado grave com a Covid haviam produzido autoanticorpos. O mesmo não ocorreu entre pacientes assintomáticos ou com sintomas leves.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:11
Placas no trânsito da cidade alertam para grave situação da pandemia em Juína
A iniciativa é da ASCOM CDL da cidade, e parceiros.
10:03
Lula foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e cumpriu quarentena na ilha
O petista acrescentou que está preparado ser imunizado.
10:00
Crescem relatos de 'fura-filas' na vacinação e MP apura denúncias
O Ministério Público de diferentes localidades acompanham denúncias, que podem culminar com ações penais e processos de improbidade administrativa.
09:52
Exportação brasileira de cachaça cai 24% em 2020 com pandemia
Por outro lado, vendas para a Alemanha, França e Bélgica cresceram. Brasil exporta bebida para 70 países e, no ano passado, embarcou 5,57 milhões de litros.
09:50
Google assina acordo de remuneração com mídia francesa por uso de conteúdo
Empresa firmou contrato com principal organização profissional da imprensa francesa, que representa jornais diários nacionais e regionais.
09:47
Brasileiro membro do COI diz que Olimpíadas de Tóquio vão acontecer
O medalhista do vôlei Bernard Rajzman, participou de reunião com Thomas Bach nesta quinta e afirma que os Jogos de Tóquio "vão acontecer de qualquer forma"
09:44
Hungria é o 1º país da União Europeia a comprar a vacina Sputnik V contra a Covid-19
Acordo é feito um dia após o órgão regulador húngaro dar a aprovação inicial às vacinas de Oxford/AstraZeneca e Sputnik.
09:28
Anvisa irá decidir sobre segundo pedido emergencial do Butantan para a CoronaVac nesta sexta
A Anvisa irá realizar nesta sexta-feira uma reunião da Diretoria Colegiada para decidir sobre a liberação do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac.
09:27
Deserto do Saara tem registro de gelo e neve nas dunas em fenômeno raro
Neste mês de janeiro as temperaturas no Saara chegaram a -3°C.
09:24
Alemanha detecta mais 30 casos de peste suína africana em javalis selvagens
Em conjunto com os 17 casos verificados no Estado da Saxônia, no oeste do país, os novos registros levam o total na Alemanha a 544.
MAIS LIDAS
Morre mais um pioneiro de Juína, vítima da Covid-19
Enfermeira é a primeira a ser vacinada contra a Covid em Juína
Saiba a quantidade de doses da Coronavac que Juína, Brasnorte e Castanheira receberão
Juína vai receber patrulha mecanizada e resfriador do governo de Mato Grosso
PRF prende 4 pessoas por transporte ilegal de madeira em Juína
Sobe para 45 mortes e 1.635 casos confirmados de Covid-19 em Juína
Câmara de Juína investe mais de R$ 100 mil na compra de ar-condicionado