Morre tartaruga gigante que encalhou em praias da Bahia; espécie está ameaçada de extinção
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que houve uma série de medidas tomadas para tentar salvar animal, mas ele não resistiu. Tartaruga tinha cerca de 2 metros e pesava 300 kg.
Por: G1
Publicado em 26 de Outubro de 2020 as 16:21 Hrs
A tartaruga-de-couro que encalhou em praias do sul da Bahia no último dia 15 morreu na manhã desta segunda-feira (26). Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o animal estava em estado crítico e foi tomada uma série de medidas para tentar salvá-lo, mas ele acabou não resistindo.
No sábado (24), a tartaruga tinha sido levada para a sede do Projeto Tamar, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, para receber os cuidados necessários de reabilitação. Sua espécie, também conhecida como tartaruga gigante, está ameaçada de extinção.
O animal era uma fêmea adulta com cerca de 2 metros e 300 kg, e tinha recebido o apelido de "Esperança" após ser salva de um encalhe pela primeira vez por ambientalistas. Ela foi encontrada com uma das nadadeiras dianteiras amputadas. Ela estava debilitada quando foi encontrada e foi estabilizada pelos ambientalistas.
Após a avaliação, ela foi devolvida à natureza, em uma praia onde o mar é mais calmo, sem ondas. Mas voltou a encalhar e foi novamente resgatada por ambientalistas na última quinta-feira (22), na praia de Piracanga, em Maraú, distante quase 150 km de Ilhéus.
O Projeto Tamar, em conjunto com o Inema e a ONG Coração de Tartaruga, iniciou articulação com as faculdades de veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), que são parceiras, para que possa ser feita uma necropsia e entender melhor o encalhe. Eles também buscam mais informações para a conservação da espécie.
Período reprodutivo
Conforme informações do Projeto (A)mar, a tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa durante o período reprodutivo. Mesmo sendo rara, animais da espécie com o mesmo tipo de amputação (sem uma das nadadeiras) têm sido encontrados pelo país.
De acordo com os ambientalistas, tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre mesmo com uma só nadadeira dianteira, como vivia a tartaruga que morreu nesta segunda.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS





