
Morre tartaruga gigante que encalhou em praias da Bahia; espécie está ameaçada de extinção
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que houve uma série de medidas tomadas para tentar salvar animal, mas ele não resistiu. Tartaruga tinha cerca de 2 metros e pesava 300 kg.
Por: G1
Publicado em 26 de Outubro de 2020 as 16:21 Hrs
A tartaruga-de-couro que encalhou em praias do sul da Bahia no último dia 15 morreu na manhã desta segunda-feira (26). Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o animal estava em estado crítico e foi tomada uma série de medidas para tentar salvá-lo, mas ele acabou não resistindo.
No sábado (24), a tartaruga tinha sido levada para a sede do Projeto Tamar, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, para receber os cuidados necessários de reabilitação. Sua espécie, também conhecida como tartaruga gigante, está ameaçada de extinção.
O animal era uma fêmea adulta com cerca de 2 metros e 300 kg, e tinha recebido o apelido de "Esperança" após ser salva de um encalhe pela primeira vez por ambientalistas. Ela foi encontrada com uma das nadadeiras dianteiras amputadas. Ela estava debilitada quando foi encontrada e foi estabilizada pelos ambientalistas.
Após a avaliação, ela foi devolvida à natureza, em uma praia onde o mar é mais calmo, sem ondas. Mas voltou a encalhar e foi novamente resgatada por ambientalistas na última quinta-feira (22), na praia de Piracanga, em Maraú, distante quase 150 km de Ilhéus.
O Projeto Tamar, em conjunto com o Inema e a ONG Coração de Tartaruga, iniciou articulação com as faculdades de veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), que são parceiras, para que possa ser feita uma necropsia e entender melhor o encalhe. Eles também buscam mais informações para a conservação da espécie.
Período reprodutivo
Conforme informações do Projeto (A)mar, a tartaruga-de-couro é uma espécie oceânica e se aproxima da costa durante o período reprodutivo. Mesmo sendo rara, animais da espécie com o mesmo tipo de amputação (sem uma das nadadeiras) têm sido encontrados pelo país.
De acordo com os ambientalistas, tartarugas-de-couro conseguem sobreviver em vida livre mesmo com uma só nadadeira dianteira, como vivia a tartaruga que morreu nesta segunda.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:52
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima; projeto vai ao Senado
Proposta define que agressor pode ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa
11:45
BC "não dá cavalo de pau" na economia, diz Galípolo
Presidente do BC ainda afirmou que a autoridade monetária ?não dá cavalo de pau?, mas ?não pode ficar impassivo?
11:41
"Armeiro" do PCC é preso com fuzis em Santos, no litoral paulista
Polícia Civil localizou armas de uso restrito escondidas em casa no bairro do Marapé
11:39
Entenda denúncia envolvendo Nikolas e Engler por difamação contra Fuad
Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais aponta disseminação de informações inverídicas contra o então candidato à reeleição durante o segundo turno das eleições de 2024
11:34
Desvio de emendas: PF encontra citação a líder do governo na Câmara
Mensagens são apuradas pela investigação; deputados do MDB também aparecem em diálogos
11:30
Associação questiona no STF proibição de cursos a distância
ABE-EAD pede que Corte considere inconstitucional o decreto que veta EAD em cursos como Medicina e Direito
09:24
CAPS de Juína completa 21 anos oferecendo cuidado humanizado em saúde mental
O CAPS de Juína segue como exemplo de política pública eficaz, oferecendo tratamento humanizado, fortalecendo vínculos e promovendo saúde mental com acolhimento e respeito.
19:58
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Em atenção ao recurso apresentado, mantenho a sentença
17:45
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Os militares realizaram buscas nos arredores, mas não encontraram nenhum ocupante dentro do veículo
16:18
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis
A taxa de inscrição permanece em R$ 50,00. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site seletivo.ifmt.edu.br até o novo prazo.
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Adolescente é flagrado com drogas e acessórios para tráfico durante ronda da PM em Brasnorte
Exportação de veículos feitos no Brasil cresce 60% no 1º semestre
Entenda como funcionava suposto esquema de fraudes em licitações no Ceará
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis