Morcegos praticam distanciamento social quando estão doentes, aponta estudo
Pesquisadores americanos descobriram que morcegos que estão se sentindo mal passam menos tempo perto de outros, um fenômeno que eles chamam de 'distanciamento social passivo'.
Por: G1
Publicado em 27 de Outubro de 2020 as 16:17 Hrs
Uma nova pesquisa aponta que morcegos se distanciam socialmente quando estão doentes, passando menos tempo perto de outros e interagindo menos companheiros de grupo.
O comportamento já havia sido observado em laboratório, mas pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, agora verificaram o mesmo com morcegos-vampiros selvagens em Belize, na América Central. O estudo foi publicado na revista Behavioral Ecology.
Os cientistas monitoraram um grupo de morcegos que vivia dentro de uma árvore oca, equipando-os com minúsculos sensores de proximidade para descobrir como eles interagiam socialmente.
Os pesquisadores ainda injetaram em 16 morcegos uma substância chamada lipopolissacarídeo, que fez seus sistemas imunológicos reagissem temporariamente como se estivessem doentes, para ver se seu comportamento mudaria.
No total, havia 31 morcegos na árvore. Os 15 animais restantes receberam injeções de solução salina que não interferiram com seu sistema imunológico.
Os pesquisadores dizem que nenhum dos morcegos foi ferido durante o experimento.
Menos interação social
Foi observado que os morcegos "doentes" interagiram com cerca de quatro morcegos a menos do que os animais saudáveis.
Eles não queriam participar dos rituais e cuidados recíprocos, moviam-se menos e agiam de forma mais sonolenta do que os outros.
Essa diferença comportamental diminuiu seis horas após a injeção e quando os morcegos dormiam ou saíam em busca de comida.
Após 48 horas, os efeitos da injeção desapareceram completamente, e os morcegos voltaram a ser tão sociais quanto antes.
Ao se sentir mal, os morcegos reduziria a probabilidade de espalhar um vírus ao passar menos tempo com morcegos saudáveis, afirmam os pesquisadores.
O principal autor do estudo, Simon Ripperger, chama isso de "distanciamento social passivo" e acredita que esse comportamento pode ser mais comum no reino animal do que sabemos.
"Os sensores nos deram uma janela nova e surpreendente para como o comportamento social desses morcegos mudava de hora em hora e mesmo de minuto a minuto durante o dia e a noite, mesmo enquanto eles estavam escondidos na escuridão de uma árvore oca," disse Ripperger.
O distanciamento social passivo é comparado ao que humanos fazem ao ficar de cama quando se sentem mal, em vez de estar perto de outras pessoas.
O comportamento é útil para a saúde geral de um grupo de animai,s porque torna menos provável que uma doença se espalhe.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:45
Governo de Mato Grosso aciona STF contra decreto ilegal de Lula
Estado aponta ausência de ocupação indígena, omissão no processo e risco à segurança jurídica de famílias e produtores
12:03
Polícia Militar apreende bicicleta motorizada conduzida por adolescente em Brasnorte
Veículos adaptados têm causado transtornos, barulho excessivo e riscos no trânsito; PM reforça orientação aos pais e promete intensificar fiscalizações
20:07
Brasnorte em pauta: comitiva de MT discute impacto de demarcação indígena no STF
Grupo busca medidas jurídicas e institucionais após ampliação da Terra Indígena Manoki, em Brasnorte
11:36
Cláudia Fernanda de Campos é eleita presidente da APAE de Brasnorte
Em chapa única, Cláudia Fernanda de Campos foi eleita por votação unânime para assumir a presidência da entidade pelos próximos três anos.
17:49
Brasnorte pode perder até 20% da arrecadação após decreto de Lula que amplia Terra Indígena
Decisão do governo federal pode reduzir arrecadação do município em até 20% e deve ser contestada na Justiça
15:20
Prefeitura de Juína estabelece novas regras para emissão de atestados médicos
A nota divulgada pela administração municipal ainda alerta severamente sobre as consequências da utilização de documentos falsos
09:42
Clientes reclamam da Juína Viagens sobre compras de pacotes
Empresa confirma as reclamações, mas nega responsabilidade
12:40
Ampliação da TI Manoki gera insegurança e indignação entre produtores rurais de Brasnorte
A decisão do Governo Federal aumentou a área demarcada para mais de 250 mil hectares
17:42
Mais uma derrota da Câmara de Juína: Justiça nega liminar contra a prefeitura
A decisão expõe um novo capítulo do desgaste entre os poderes.
16:11
Quando a política vira oportunismo - A carapuça que sirva!
O eleitor precisa estar atento. As máscaras, cedo ou tarde, caem
MAIS LIDAS






