Meteoro é visto em cidades da Bahia: 'Clarão no céu', diz morador
Especialista da Rede Brasileira de Observação de Meteoros explica fenômeno, que devido a deslocamento de ar, pode fazer com que moradores sintam tremor.
Por: G1
Publicado em 27 de Outubro de 2020 as 16:12 Hrs
Um meteoro que passou pela atmosfera da Terra na noite de segunda-feira (26) pôde ser visto de cidades da Bahia, entre elas, Ipirá, Itaberaba e Ituberá.
Um morador de Ituberá, cidade do baixo sul baiano, relatou sobre a passagem do meteoro, que segundo ele, foi notado por volta das 21h35.
"Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido. Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo", relata o produtor cultural Roberlan Araújo.
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) explicou o fenômeno, que segundo ele, apresentou características semelhantes ao registrado em 19 de outubro, que também foi visto em cidades baianas.
"Ao que tudo indica ele atingiu as camadas mais baixas da atmosfera. Quando isso ocorre, há propagação maior do som. Isso daí, provavelmente, pode ter feito a população sentir mais. O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua", explicou.
Zurita destacou que apesar da situação assustar os moradores por causa do barulho e tremor, não apresenta risco.
"Mesmo que sobre algum fragmento do meteoro após ele atingir as camadas da Terra é muito difícil atingir pessoa ou povoado. Esse objeto de ontem não deve ser muito grande. Ainda não calculamos a massa, mas ele não deve chegar a um metro", conta.
Para explicar sobre o deslocamento de ar e comparar o fenômeno na Bahia, Zurita relembrou de um meteoro que atingiu a Terra em 2013, na Rússia. Na época, quase mil pessoas ficaram feridas na região de Cheliabinsk.
"A exemplo do que ocorreu em 2013 na Rússia, onde muita gente ficou ferida, muitos deles por estilhaços devido à quebra das janelas causada pelo deslocamento de ar. Para causar isso, o meteoro na Rússia tinha cerca de 17 metros e 10 mil toneladas. A energia cinética que ele tinha era muito maior essa fragmentação [na Bahia]", completa.
Outro caso
No dia 19 de outubro, um meteoro luminoso pôde ser visto das cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte da Bahia. Quem estava em municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco também conseguiu observar.
"A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra", explicou, na época, Marcelo Zurita, presidente da APA e integrante da Bramon.
Na ocasião, o astrônomo ainda contou que o fenômeno é esporádico e, neste caso, não oferecia riscos a ninguém, até porque durante a passagem atmosférica ele se desintegrou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:13
Força Tática apreende drogas e prende suspeito por tráfico em Tangará
Durante a averiguação, os policiais sentiram forte odor de maconha e visualizaram um homem fumando um cigarro aparentando ser da substância, que tentou se esquivar da abordagem entrando rapidamente em uma kitnet
17:53
Força Tática prende homem por tráfico de drogas no Jardim Rio Preto em Tangará
O suspeito tentou destruir seu aparelho celular durante a ação policial
17:15
Governo de MT constrói hospital regional, novas rodovias e centro de eventos em Tangará
Município já recebeu R$ 1 bilhão do Estado em melhorias na infraestrutura, educação, saúde, desenvolvimento econômico, social, entre outros
15:20
Brasnorte entra na mira de operação estadual contra tráfico de drogas
Ação denominada Malus Noctua cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em cinco municípios de Mato Grosso; investigações apontam envolvimento de grupo criminoso com o tráfico de drogas na região de Sorriso.
09:43
Polícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
Mandados são cumpridos em Juína e Castanheira; investigação apura extorsão mediante ameaça de divulgação de imagens íntimas
19:35
Polícia Civil cumpre 19 mandados contra detentos que tiveram novas prisões decretadas pela Justiça
A ação reforça o trabalho de repressão qualificada e combate à atuação de criminosos no Estado.
18:04
Band FM tem 78% da preferência em Tangará, aponta pesquisa
O resultado se soma a outra importante conquista registrada neste ano
19:20
Trabalhador morre após ser atingido por plataforma de colheitadeira em propriedade rural de Brasnorte
Michael Adriano Silva realizava manutenção em uma máquina agrícola quando uma mangueira se rompeu, provocando o acidente fatal na região do Manelão
20:39
Aripuanã inicia elaboração de Plano de Contingência para prevenção de desastres ambientais
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir ações preventivas e de resposta para possíveis emergências ambientais e climáticas no município.
10:01
Otaviano Pivetta firma convênios para Noroeste de MT: 'Maior investimento da história de Novo Horizonte do Norte', afirma prefeito
Investimentos contemplam infraestrutura, esporte, habitação e abastecimento de água em cinco municípios da região
MAIS LIDAS
Polícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
Band FM tem 78% da preferência em Tangará, aponta pesquisa
Polícia Civil cumpre 19 mandados contra detentos que tiveram novas prisões decretadas pela Justiça
Brasnorte entra na mira de operação estadual contra tráfico de drogas
Força Tática apreende drogas e prende suspeito por tráfico em Tangará
Governo de MT constrói hospital regional, novas rodovias e centro de eventos em Tangará
Força Tática prende homem por tráfico de drogas no Jardim Rio Preto em Tangará


