
Maya Angelou se torna a primeira mulher negra a ser homenageada em moeda nos EUA
Escritora e ativista será representada na estampa da moeda de 25 centavos
Por: CNN
Publicado em 13 de Janeiro de 2022 as 10:14 Hrs
A Casa da Moeda dos Estados Unidos realizou uma homenagem à escritora e ativista norte-americana Maya Angelou, que se tornou a primeira mulher negra a aparecer na moeda.
A moeda faz parte da campanha American Women Quarters, que também inclui Anna May Wong, a primeira estrela de cinema sino-americana de Hollywood, disse a Casa da Moeda dos Estados Unidos na segunda-feira (10).
Angelou ganhou destaque internacional após a publicação de sua autobiografia inovadora, “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola” (I Know Why the Caged Bird Sings, em inglês), com seu relato inabalável de estupro e racismo no segregamento da região sul dos EUA.
Aos 7 anos, Angelou foi estuprada pelo namorado de sua mãe, que mais tarde foi espancado até a morte em um ataque que alguns acreditavam ter sido realizado por seus tios. O trauma do estupro e a morte de seu agressor deixaram Angelou muda por seis anos. Ela começou a escrever durante esse período em silêncio. Ela morreu em 2014, aos 86 anos. A prolífica escritora afro-americana era conhecida por sua prosa lírica e voz régia.
“Cada vez que redesenhamos nossa moeda, temos a chance de dizer algo sobre nosso país –o que valorizamos e como progredimos como sociedade”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em comunicado.
“Estou muito orgulhoso de que essas moedas celebrem as contribuições de algumas das mulheres mais notáveis da América, incluindo Maya Angelou.”
A ativista foi responsável por ler o poema “No pulso da manhã” (On the Pulse of Morning, em inglês) na posse de 1993 do ex-presidente Bill Clinton. A leitura de Angelou marcou a primeira vez que uma mulher afro-americana escreveu e apresentou um poema em uma posse presidencial.
Em 2010, o então presidente Barack Obama concedeu a Angelou a Medalha Presidencial da Liberdade, e ela recebeu em 2013 o Literarian Award, um prêmio honorário do National Book Award por contribuições à comunidade literária.
O programa American Women Quarters também apresenta Wilma Mankiller, a primeira chefe principal feminina da Nação Cherokee, Adelina Otero-Warren, líder do movimento sufragista do Novo México e Sally Ride, astronauta e física que foi a primeira mulher americana no espaço.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal