
Maya Angelou se torna a primeira mulher negra a ser homenageada em moeda nos EUA
Escritora e ativista será representada na estampa da moeda de 25 centavos
Por: CNN
Publicado em 13 de Janeiro de 2022 as 10:14 Hrs
A Casa da Moeda dos Estados Unidos realizou uma homenagem à escritora e ativista norte-americana Maya Angelou, que se tornou a primeira mulher negra a aparecer na moeda.
A moeda faz parte da campanha American Women Quarters, que também inclui Anna May Wong, a primeira estrela de cinema sino-americana de Hollywood, disse a Casa da Moeda dos Estados Unidos na segunda-feira (10).
Angelou ganhou destaque internacional após a publicação de sua autobiografia inovadora, “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola” (I Know Why the Caged Bird Sings, em inglês), com seu relato inabalável de estupro e racismo no segregamento da região sul dos EUA.
Aos 7 anos, Angelou foi estuprada pelo namorado de sua mãe, que mais tarde foi espancado até a morte em um ataque que alguns acreditavam ter sido realizado por seus tios. O trauma do estupro e a morte de seu agressor deixaram Angelou muda por seis anos. Ela começou a escrever durante esse período em silêncio. Ela morreu em 2014, aos 86 anos. A prolífica escritora afro-americana era conhecida por sua prosa lírica e voz régia.
“Cada vez que redesenhamos nossa moeda, temos a chance de dizer algo sobre nosso país –o que valorizamos e como progredimos como sociedade”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em comunicado.
“Estou muito orgulhoso de que essas moedas celebrem as contribuições de algumas das mulheres mais notáveis da América, incluindo Maya Angelou.”
A ativista foi responsável por ler o poema “No pulso da manhã” (On the Pulse of Morning, em inglês) na posse de 1993 do ex-presidente Bill Clinton. A leitura de Angelou marcou a primeira vez que uma mulher afro-americana escreveu e apresentou um poema em uma posse presidencial.
Em 2010, o então presidente Barack Obama concedeu a Angelou a Medalha Presidencial da Liberdade, e ela recebeu em 2013 o Literarian Award, um prêmio honorário do National Book Award por contribuições à comunidade literária.
O programa American Women Quarters também apresenta Wilma Mankiller, a primeira chefe principal feminina da Nação Cherokee, Adelina Otero-Warren, líder do movimento sufragista do Novo México e Sally Ride, astronauta e física que foi a primeira mulher americana no espaço.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista