
Fóssil de dragão do mar gigante com 180 milhões de anos é encontrado
Pesquisadores descreveram como uma das descobertas mais significativas da região
Por: CNN
Publicado em 11 de Janeiro de 2022 as 12:06 Hrs
Os restos fossilizados de um ictiossauro colossal de 180 milhões de anos foram encontrados no Reino Unido, no que os pesquisadores descreveram como uma das descobertas mais significativas da região.
Descoberto em uma reserva no contado de Rutland, nas Midlands Orientais Inglesas, o espécime é o maior e mais completo fóssil de ictiossauro já encontrado no Reino Unido, medindo quase 33 pés (pouco mais de 10 metros) de comprimento e com um crânio pesando uma tonelada.
Acredita-se também que seja a primeira de sua espécie particular — Temnodontosaurus trigonodon — a ser encontrado na Grã-Bretanha.
Répteis marinhos que viveram junto dos dinossauros, os ictiossauros lembram os golfinhos em seu formato corporal. Eles se tornaram extintos cerca de 90 milhões de anos atrás, depois de surgirem pela primeira vez há 250 milhões de anos.
O ictiossauro foi primeiramente descoberto em fevereiro do ano passado na Reserva Natural Rutland Water por Joe Davis, líder da equipe de conservação da organização Leicestershire and Rutland Wildlife Trust, que opera a reserva natural em parceria com o dono Anglian Water.
Davis estava realizando um trabalho de paisagismo de rotina, que envolvia a drenagem da água na lagoa, quando viu partes de vértebras saindo da lama, disse a organização Leicestershire and Rutland Wildlife Trust em um boletim de imprensa.
Em seguida, uma equipe de paleontólogos realizou uma escavação de larga escala em agosto e setembro, liderado por Dean Lomax, especialista em ictiossauros e atual cientista em visitação na Universidade de Manchester.
“O tamanho e a completude juntos é o que o torna verdadeiramente excepcional”, contou Lomax à CNN, dizendo ainda que descobertas anteriores de ictiossauros no Reino Unido não foram “completas tão pouco grandiosas como esta”.
Lomax disse que era o espécime grande mais completo — o qual classificou como sendo de 10 metros ou mais de comprimento — já encontrado no mundo. Ele disse também que foi “uma descoberta realmente fantástica” assim como, para ele, “um marco na carreira”.
“Este foi um predador do topo da cadeia alimentar”, contou à CNN sobre a descoberta. “Então, isto estaria jantando outros ictiossauros, peixes de tamanho grande, e, se conseguisse caçá-los, lulas também.”
Entretanto, Lomax disse que a descoberta foi a “ponta do iceberg”, com muito a se descobrir sobre o espécime depois que pedaços de rocha foram removidos, com a possibilidade da última refeição do ictiossauro ter sido preservada ou até mesmo que o réptil estaria gestante.
“Foi surpreendente”, contou Regan Harris à CNN, porta-voz de Anglian Water. “Quero dizer, você meio que não conseguia acreditar em seus olhos quando estava olhando para ele na sua frente. Mas sim, incrível.”
Harris, que estava presente na escavação, disse que ictiossauros pequenos já foram descobertos na reserva de Rutland Water, mas a “escala completa” e natureza “bem preservada” desta descoberta em particular a tornaram única.
Paul Barrett, pesquisador de mérito do departamento de Ciências de Vertebrados da Terra e Paleobiologia Antropológica no Museu Natural em Londres, disse que o ictiossauro de Rutland foi “provavelmente um dos fósseis mais largos já encontrados, incluindo dinossauros”. Barrett não estava envolvido na descoberta.
“É de verdade objeto realmente impressionante e espetacular”, contou Barrett à CNN. “Certamente uma das descobertas de fósseis marinhos mais impressionantes no Reino Unido que eu consigo me lembrar em pelo menos nos últimos 20 a 30 anos.”
Barrett, cujo trabalho cobriu dinossauros e outros répteis extintos, incluindo ictiossauros, disse que o achado confirma o “cosmopolitismo” das espécies, que anteriormente era conhecido principalmente na Alemanha.
O espécime está atualmente sendo trabalho por um especialista em conversação paleontológica, um processo que levará de 12 a 18 meses. Harris conta que, em seguida, o foco será colocá-lo em exibição pública.
“Nós estamos muito orgulhosos disso, e eu sei que a comunidade local está também”, conta ela à CNN. “Queremos muito trazê-lo de volta para Rutland e exibi-lo para as pessoas aproveitarem.”
Para Lomax, pesquisador líder, uma esperança é explorar ainda mais a reserva de Rutland Water, já que seis ou sete vértebras de outros ictiossauros também foram encontradas durante a escavação.
Ele disse que o fato de que “coisas inesperadas que aconteceram para tornar esta descoberta possível” não passaram despercebidas por ele.
“Honestamente, é incrivelmente incomum”, contou Lomax à CNN. “Ávidos caçadores de fósseis ou paleontólogos podem pesquisar por suas carreiras inteiras e nunca encontrarem nada parecido com isso, mesmo quando você sabe por onde procurar.”
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:52
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima; projeto vai ao Senado
Proposta define que agressor pode ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa
11:45
BC "não dá cavalo de pau" na economia, diz Galípolo
Presidente do BC ainda afirmou que a autoridade monetária ?não dá cavalo de pau?, mas ?não pode ficar impassivo?
11:41
"Armeiro" do PCC é preso com fuzis em Santos, no litoral paulista
Polícia Civil localizou armas de uso restrito escondidas em casa no bairro do Marapé
11:39
Entenda denúncia envolvendo Nikolas e Engler por difamação contra Fuad
Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais aponta disseminação de informações inverídicas contra o então candidato à reeleição durante o segundo turno das eleições de 2024
11:34
Desvio de emendas: PF encontra citação a líder do governo na Câmara
Mensagens são apuradas pela investigação; deputados do MDB também aparecem em diálogos
11:30
Associação questiona no STF proibição de cursos a distância
ABE-EAD pede que Corte considere inconstitucional o decreto que veta EAD em cursos como Medicina e Direito
09:24
CAPS de Juína completa 21 anos oferecendo cuidado humanizado em saúde mental
O CAPS de Juína segue como exemplo de política pública eficaz, oferecendo tratamento humanizado, fortalecendo vínculos e promovendo saúde mental com acolhimento e respeito.
19:58
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Em atenção ao recurso apresentado, mantenho a sentença
17:45
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Os militares realizaram buscas nos arredores, mas não encontraram nenhum ocupante dentro do veículo
16:18
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis
A taxa de inscrição permanece em R$ 50,00. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site seletivo.ifmt.edu.br até o novo prazo.
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Adolescente é flagrado com drogas e acessórios para tráfico durante ronda da PM em Brasnorte
Exportação de veículos feitos no Brasil cresce 60% no 1º semestre
Entenda como funcionava suposto esquema de fraudes em licitações no Ceará
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis