
Forte onda de calor atinge Sul do Brasil, Argentina e Uruguai nesta semana
Período de seca colabora com aumento das temperaturas sul-americanas; termômetros devem ficar acima da casa dos 40ºC
Por: CNN
Publicado em 11 de Janeiro de 2022 as 10:54 Hrs
Uma onda de calor intensa atinge a região central da América do Sul nesta semana em meio a um período de estiagem. Principais afetados, a Argentina, Uruguai e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul devem assistir os termômetros marcando temperaturas acima da casa dos 40ºC.
De acordo com a MetSul Meteorologia, as temperaturas mais altas no Rio Grande do Sul devem ser registradas na região Oeste do estado. A área da cidade de Uruguaiana pode ver uma escalada de calor com máximas de 41ºC e 42ºC nos próximos dias.
“Em Porto Alegre e região, o calor será maior no final da semana e no próximo fim de semana com marcas ao redor ou acima dos 40ºC”, aponta a MetSul.
São esperadas temperaturas recordes para a década nos territórios uruguaio e argentino. A expectativa é de que os locais mais quentes da Argentina registrem entre 45ºC e 47ºC. Os termômetros uruguaios devem ficar entre 41ºC e 43ºC.
“Será um evento de calor incomum com temperatura muitíssimo acima da climatologia normal de janeiro com máximas até 10ºC a 15ºC acima das médias históricas”, explica a plataforma sobre meteorologia.
Calor durante a seca
O evento pode ser classificado como “extremo climático composto”. “O Centro da América do Sul terá uma poderosa onda de calor (extremo) em meio ao um quadro de estiagem forte a severa (outro extremo) que pode levar a incêndios (extremo consequente)”, afirma a MetSul.
O calor deve agravar as perdas da agricultura provocadas pela seca, aumentar o risco de incêndio na vegetação e potencialmente provocar falta de água em alguns municípios.
A MetSul indica que na Argentina, por exemplo, pode haver crise de abastecimento energético com cortes de luz na capital Buenos Aires pela alta demanda.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Musk acredita no Brasil e parceria nos interessa muito, diz Bolsonaro
Dono da Starlink e SpaceX se reuniu com o presidente do Brasil nesta sexta-feira (20); bilionário anunciou investimento em internet para escolas rurais na Amazônia
16:31
Secretária de Saúde se reúne com vereadores para discutir demandas do município
Segundo os vereadores a comunicação entre os setores do Executivo e o Poder Legislativo é de fundamental importância para a transparência
16:24
Formulário para cadastro de profissionais da cultura do município de Juína está disponível
As informações dos cadastrados auxiliarão na elaboração de projetos e atividades especificas
16:21
Sefaz apresenta projeções orçamentárias para 2023 em audiência pública
Dados são preliminares e podem sofrer alterações até a aprovação do PLDO na Assembleia Legislativa
16:18
Jovens juinenses participam de Conferência Estadual da Juventude em Cuiabá
O presidente do Conjuve de Juína e líder da caravana enfatizou que essa participação dos delegados municipais no evento estadual foi extremamente proveitoso
16:18
Motorista que recusar teste do bafômetro deve ser multado, afirma STF
Veja resultado de infrações
16:15
FCO oferta R$ 546,8 milhões em linhas de crédito para empresários e produtores rurais de MT
Os financiamentos aprovados pelo Codem vão gerar mais de 6.300 empregos diretos e indiretos no Estado
16:12
Ponte do Rio Juruena é um ganho enorme para a população, afirma prefeito de Nova Bandeirantes
Além de ponte, governador autorizou novos convênios com o município, que, somados, chegam a mais de R$ 12 milhões de novos investimentos
10:44
Estudo sobre morcegos que vivem em áreas urbanas e podem transmitir raiva é feito na UFMT
Cada um fica responsável por coletar materiais que vão contribuir com pesquisas relacionadas a circulação de vírus, bactérias e fungos entre esses animais.
10:41
Estudo da USP abre novas perspectivas para o tratamento do tipo mais letal de câncer de pele
Experimentos ajudam a entender por que pacientes com melanoma em estágio avançado desenvolvem resistência ao medicamento vemurafenib
MAIS LIDAS