EUA realizam ataques aéreos na Síria contra milícias apoiadas pelo Irã
Ataques marcam a primeira ação militar após Joe Biden assumir a presidência
Por: CNN
Publicado em 26 de Fevereiro de 2021 as 10:38 Hrs
Militares dos Estados Unidos atacaram uma região na Síria, nesta quinta-feira (25), usada por dois grupos de milícias apoiadas pelo Irã. O ataque ocorre após lançamentos de foguetes contra forças americanas na região nas últimas duas semanas, informaram fontes oficias dos EUA.
Os ataques marcam a primeira ação militar após Joe Biden assumir a presidência. O local não estava especificamente ligado aos ataques com foguetes, mas acredita-se que seja usado por milícias xiitas apoiadas pelo Irã, que operam na região.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que os ataques ocorreram "sob a direção do presidente Biden" e foram autorizados não apenas para responder aos recentes ataques contra as forças americanas, mas para lidar com "ameaças contínuas a esse pessoal".
Kirby disse que Biden conduziu os ataques após consultar aliados dos EUA, incluindo parceiros da coalizão.
"Especificamente, os ataques destruíram várias instalações localizadas em um ponto de controle de fronteira usado por vários grupos militantes apoiados pelo Irã, incluindo Kait'ib Hezbollah e Kait'ib Sayyid al Shuhada", afirmou Kirbry. "A operação envia uma mensagem inequívoca; o presidente Biden agirá para proteger o pessoal da coalizão americana. Ao mesmo tempo, agimos de maneira deliberada com o objetivo de diminuir a situação geral tanto no leste da Síria quanto no Iraque”.
Acredita-se que o local seja usado como parte de uma operação de contrabando de armas pelas milícias. Os ataques foram realizados para diminuir a capacidade dos grupos de realizar ataques futuros e de enviar uma mensagem sobre os ataques recentes, disseram autoridades norte-americana.
A decisão de mirar neste local na Síria foi tomada "de cima para baixo", disse um oficial de defesa, e não por causa de uma recomendação específica dos militares.
Os ataques acontecem no momento em que Washington e Teerã se posicionam para negociações sobre o programa nuclear do Irã, potencialmente complicando um processo já frágil.
O governo deixou claro onde atribuir a culpa pelos ataques, que ocorreram em meio a uma preocupação crescente de que o Irã ou seus representantes fizessem uma retalição para marcar o aniversário de um ano do assassinato do general iraniano Qasem Soleimani pelos Estados Unidos.
"Declaramos antes que responsabilizaremos o Irã pelas ações de seus representantes que atacam os americanos", disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price na segunda-feira, observando que "muitos desses ataques usaram armas iranianas fornecidas pelo Irã".
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, negou qualquer ligação com o ataque de 15 de fevereiro em Erbil e o Irã não assumiu a responsabilidade por nenhum dos outros ataques. "Embora esses rumores sejam fortemente rejeitados, a tentativa duvidosa de atribuí-los ao Irã também é fortemente condenada", disse Khatibzadeh, de acordo com um relatório de 16 de fevereiro da agência de notícias oficial do Irã Mehr.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
17:43
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Novo ciclo de investimentos, credibilidade e fortalecimento da comunicação regional em uma das cidades que mais crescem em Mato Grosso.
13:00
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE
A medida representa um importante apoio financeiro à APAE de Brasnorte e reforça a atuação integrada da Câmara na defesa do interesse público e da responsabilidade social.
11:42
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
A empresa possui um banco genético de doadoras instalado no próprio município, onde são realizadas as coletas de óvulos que, após os processos laboratoriais, se transformam em embriões comercializados para produtores de diversas regiões do Brasil.
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
MAIS LIDAS
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE






