
Comércio EUA-China 'aprende a viver com tarifas' e bate recorde
Protecionismo não altera cadeia de abastecimento, diz Bloomberg; China será 'força dominante, não importa o que América faça', diz Economist
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 23 de Julho de 2021 as 09:50 Hrs
Na Bloomberg, reproduzida abaixo, “Comércio entre EUA e China explode como se o vírus e as tarifas nunca tivessem acontecido”.
Segundo o serviço, “o comércio bilateral mensal se recuperou para novos recordes” —com a China “comprando milhões de toneladas de produtos agrícolas americanos” e “os consumidores dos EUA importando mercadorias em quantidades recordes”.
Em suma, “ambos os lados aprenderam a viver com as tarifas”, que não conseguem “forçar o desacoplamento das cadeias de abastecimento” como Donald Trump queria.
A Economist já havia falado, no editorial de capa, contra o protecionismo e a “retórica estridente” de Joe Biden contra a China, ele que “está convertendo a linguagem bombástica de Trump em doutrina”.
Avisou a revista: “A China vai se tornar uma força econômica dominante, não importa o que a América faça”.
E antes ainda a Economist Intelligence Unit, consultoria ligada à revista, publicou o relatório “América não verá remanejamento significativo da cadeia de abastecimento em 2021-25”, projetando participação crescente da Ásia.
Avalia que “empresas e investidores continuarão desencorajados pela falta de competitividade, em comparação com economias asiáticas”.
AS COISAS PODEM DESMORONAR
O Financial Times, em texto de seu editor e colunista de EUA, Edward Luce, avisa que "as coisas podem desmoronar para Biden" (reprodução acima) com a "teimosia" da Covid, a falta de apoio no Senado e a aguardada "queda de Cabul", capital afegã, que "vai danificar o prestígio da América".
WUHAN VS. MILÃO
No New York Times, a China recusou o “apelo da Organização Mundial de Saúde” para voltar ao laboratório de Wuhan e testar a teoria retomada por Biden, para a origem do coronavírus.
Por outro lado, nos dois dias anteriores um dos textos mais lidos do Financial Times foi "Amostras italianas de sangue reanimam debate sobre primeiros sinais de Covid na Europa". Estudo indica que o vírus estaria circulando em Milão em outubro de 2019, "antes de ser confirmado o primeiro caso em Wuhan".
Wall Street Journal também deu.
‘WELCOME TO BRASIL?’
Com o título “Bem vindo ao Brasil? Venezuelanos são explorados por programa de ajuda”, a agência Reuters despachou extensa investigação apontando como a Operação Acolhida, “Operation Welcome”, resultou em funcionários “forçados a trabalhar ilegalmente por longas horas, com dias de 18 horas, sem descanso”, parte deles “em condições análogas à escravidão”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump