
Com equipamentos amadores, brasileiros revelam imagens inéditas de duas galáxias
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Por: CNN
Publicado em 20 de Janeiro de 2021 as 09:47 Hrs
Uma parceria entre a astrônoma e pesquisadora associada da NASA Duilia de Mello e cinco astrônomos amadores produziu imagens inéditas de duas galáxias (Centaurus A e Arp 230) a partir de telescópios e câmeras simples.
Mello, que também é professora da Universidade Católica da América, em Washington, tem currículo extenso na área: descobriu a Supernova 1997D, os aglomerados de estrelas chamados blue blobs e também fez parte da equipe que descobriu o tamanho real da maior galáxia espiral conhecida até hoje, a NCG 6871.
Além da cientista, colaboraram no projeto o funcionário público Marcelo Domingues e o professor universitário Eduardo Oliveira, assim como os engenheiros Cristóvão Faria, João Mattei e Sergio da Silva.
Juntos, os seis capturaram fotos profundas de fusões que ilustram galáxias em estágios finais de evolução. Já naquelas em estágio inicial, é possível ver conchas ópticas e ondulações características.
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Ao contrário do que se possa pensar, todo equipamento utilizado é amador. Telescópios e câmeras simples foram capazes de fotografar o espaço profundo a partir das casas de cada um da equipe.
Diferentemente de telescópios profissionais, cujo uso é disputado por pesquisadores, o equipamento mais simples pode ser usado por mais tempo.
"Ninguém fez esse estudo usando essa ideia de juntar vários telescópios amadores", destaca Mello. "Comprovamos que mesmo telescópios pequenos são capazes de revelar estruturas bem difíceis de serem vistas, mesmo com telescópios profissionais maiores", diz a pesquisadora. "O truque é o grande tempo de exposição."
No caso da equipe liderada por Mello, as capturas foram feitas durante intervalos de mais de 30 horas, tempo de uso raramente disponível em telescópios profissionais. Agora, astrônoma trabalha para garantir que os dados coletados pelos instrumentos sejam cientificamente úteis.
"O que estamos mostrando é o resultado do projeto piloto. Assim que concluirmos o piloto, abriremos a colaboração para mais astrônomos amadores se juntarem ao time", diz a astrônoma.
A equipe quer conseguir imagens de conchas que se formam ao redor de galáxias e, então, procurar correlações com o gás hidrogênio que normalmente se distancia depois que uma galáxia entra em fusão ou em colisão. A ideia partiu do que se sabe sobre a galáxia Centaurus A, conhecida por suas conchas e gás hidrogênio externo.
No caso da Centaurus A, a equipe foi capaz de registrar conchas distantes da galáxia central, o que garantiu que o projeto poderia ser levado adiante. Já no caso da galáxia Arp 230, os instrumentos amadores foram capazes de coletar dados por dezenas e horas e registrar conchas tão distantes do centro quanto àquelas descobertas pelo telescópio Hubble.
"Temos a tecnologia e a metodologia certas", sublinha a cientista. "Em imagens profundas tiradas com esses telescópios relativamente pequenos, somos capazes de ver um grande campo de visão e expandir nossa busca por conchas a grandes distâncias dos centros das galáxias", diz.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
10:32
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Grupo atuava há anos com estrutura sofisticada e já foi alvo de cinco operações
19:07
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
A atitude do parlamentar é uma novidade na política brasnortense.
12:10
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Grupo ocupa 350 hectares em propriedade
12:02
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
12:00
Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT
Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino