Com equipamentos amadores, brasileiros revelam imagens inéditas de duas galáxias
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Por: CNN
Publicado em 20 de Janeiro de 2021 as 09:47 Hrs
Uma parceria entre a astrônoma e pesquisadora associada da NASA Duilia de Mello e cinco astrônomos amadores produziu imagens inéditas de duas galáxias (Centaurus A e Arp 230) a partir de telescópios e câmeras simples.
Mello, que também é professora da Universidade Católica da América, em Washington, tem currículo extenso na área: descobriu a Supernova 1997D, os aglomerados de estrelas chamados blue blobs e também fez parte da equipe que descobriu o tamanho real da maior galáxia espiral conhecida até hoje, a NCG 6871.
Além da cientista, colaboraram no projeto o funcionário público Marcelo Domingues e o professor universitário Eduardo Oliveira, assim como os engenheiros Cristóvão Faria, João Mattei e Sergio da Silva.
Juntos, os seis capturaram fotos profundas de fusões que ilustram galáxias em estágios finais de evolução. Já naquelas em estágio inicial, é possível ver conchas ópticas e ondulações características.
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Ao contrário do que se possa pensar, todo equipamento utilizado é amador. Telescópios e câmeras simples foram capazes de fotografar o espaço profundo a partir das casas de cada um da equipe.
Diferentemente de telescópios profissionais, cujo uso é disputado por pesquisadores, o equipamento mais simples pode ser usado por mais tempo.
"Ninguém fez esse estudo usando essa ideia de juntar vários telescópios amadores", destaca Mello. "Comprovamos que mesmo telescópios pequenos são capazes de revelar estruturas bem difíceis de serem vistas, mesmo com telescópios profissionais maiores", diz a pesquisadora. "O truque é o grande tempo de exposição."
No caso da equipe liderada por Mello, as capturas foram feitas durante intervalos de mais de 30 horas, tempo de uso raramente disponível em telescópios profissionais. Agora, astrônoma trabalha para garantir que os dados coletados pelos instrumentos sejam cientificamente úteis.
"O que estamos mostrando é o resultado do projeto piloto. Assim que concluirmos o piloto, abriremos a colaboração para mais astrônomos amadores se juntarem ao time", diz a astrônoma.
A equipe quer conseguir imagens de conchas que se formam ao redor de galáxias e, então, procurar correlações com o gás hidrogênio que normalmente se distancia depois que uma galáxia entra em fusão ou em colisão. A ideia partiu do que se sabe sobre a galáxia Centaurus A, conhecida por suas conchas e gás hidrogênio externo.
No caso da Centaurus A, a equipe foi capaz de registrar conchas distantes da galáxia central, o que garantiu que o projeto poderia ser levado adiante. Já no caso da galáxia Arp 230, os instrumentos amadores foram capazes de coletar dados por dezenas e horas e registrar conchas tão distantes do centro quanto àquelas descobertas pelo telescópio Hubble.
"Temos a tecnologia e a metodologia certas", sublinha a cientista. "Em imagens profundas tiradas com esses telescópios relativamente pequenos, somos capazes de ver um grande campo de visão e expandir nossa busca por conchas a grandes distâncias dos centros das galáxias", diz.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar