Com equipamentos amadores, brasileiros revelam imagens inéditas de duas galáxias
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Por: CNN
Publicado em 20 de Janeiro de 2021 as 09:47 Hrs
Uma parceria entre a astrônoma e pesquisadora associada da NASA Duilia de Mello e cinco astrônomos amadores produziu imagens inéditas de duas galáxias (Centaurus A e Arp 230) a partir de telescópios e câmeras simples.
Mello, que também é professora da Universidade Católica da América, em Washington, tem currículo extenso na área: descobriu a Supernova 1997D, os aglomerados de estrelas chamados blue blobs e também fez parte da equipe que descobriu o tamanho real da maior galáxia espiral conhecida até hoje, a NCG 6871.
Além da cientista, colaboraram no projeto o funcionário público Marcelo Domingues e o professor universitário Eduardo Oliveira, assim como os engenheiros Cristóvão Faria, João Mattei e Sergio da Silva.
Juntos, os seis capturaram fotos profundas de fusões que ilustram galáxias em estágios finais de evolução. Já naquelas em estágio inicial, é possível ver conchas ópticas e ondulações características.
"As imagens revelam a história das galáxias. Quando achamos as conchas do lado de fora, vemos que a galáxia sofreu colisão no passado", explica a astrônoma.
Ao contrário do que se possa pensar, todo equipamento utilizado é amador. Telescópios e câmeras simples foram capazes de fotografar o espaço profundo a partir das casas de cada um da equipe.
Diferentemente de telescópios profissionais, cujo uso é disputado por pesquisadores, o equipamento mais simples pode ser usado por mais tempo.
"Ninguém fez esse estudo usando essa ideia de juntar vários telescópios amadores", destaca Mello. "Comprovamos que mesmo telescópios pequenos são capazes de revelar estruturas bem difíceis de serem vistas, mesmo com telescópios profissionais maiores", diz a pesquisadora. "O truque é o grande tempo de exposição."
No caso da equipe liderada por Mello, as capturas foram feitas durante intervalos de mais de 30 horas, tempo de uso raramente disponível em telescópios profissionais. Agora, astrônoma trabalha para garantir que os dados coletados pelos instrumentos sejam cientificamente úteis.
"O que estamos mostrando é o resultado do projeto piloto. Assim que concluirmos o piloto, abriremos a colaboração para mais astrônomos amadores se juntarem ao time", diz a astrônoma.
A equipe quer conseguir imagens de conchas que se formam ao redor de galáxias e, então, procurar correlações com o gás hidrogênio que normalmente se distancia depois que uma galáxia entra em fusão ou em colisão. A ideia partiu do que se sabe sobre a galáxia Centaurus A, conhecida por suas conchas e gás hidrogênio externo.
No caso da Centaurus A, a equipe foi capaz de registrar conchas distantes da galáxia central, o que garantiu que o projeto poderia ser levado adiante. Já no caso da galáxia Arp 230, os instrumentos amadores foram capazes de coletar dados por dezenas e horas e registrar conchas tão distantes do centro quanto àquelas descobertas pelo telescópio Hubble.
"Temos a tecnologia e a metodologia certas", sublinha a cientista. "Em imagens profundas tiradas com esses telescópios relativamente pequenos, somos capazes de ver um grande campo de visão e expandir nossa busca por conchas a grandes distâncias dos centros das galáxias", diz.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS