
Cientistas tiram a primeira foto de tubarão que brilha no escuro
O tubarão kitefin é o maior vertebrado que produz luz própria; pesquisadores encontraram a espécie na Nova Zelândia
Por: CNN
Publicado em 04 de Março de 2021 as 10:24 Hrs
Cientistas tiraram as primeiras fotos do tubarão kitefin (Dalatias licha), o maior vertebrado bioluminescente conhecido do mundo. Ele brilha no escuro produzindo sua própria luz e cresce a quase dois metros de comprimento.
De acordo com estudo publicado na terça-feira (2), o animal foi encontrado em uma área oceânica conhecida como Chatham Rise, na costa leste da Ilha Sul da Nova Zelândia, por pesquisadores da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e do Instituto Nacional de Pesquisas sobre Água e Atmosfera, na Nova Zelândia.
A bioluminescência se refere à produção de luz visível por organismos vivos por meio de uma reação bioquímica. O coautor do estudo e chefe do laboratório de biologia marinha da UCLouvain, Jérôme Mallefet, disse à CNN nessa quarta-feira (3) que 57 das 540 espécies de tubarões conhecidas sejam capazes de produzir luz.
Ainda segundo Mallefet, embora os espécimes tenham mostrado anteriormente que o tubarão kitefin deve ser capaz de produzir luz, eles são “realmente difíceis de observar”, pois vivem entre 200 e 900 metros (656-2953 pés) abaixo da superfície do oceano.
Como parte da pesquisa, a bioluminescência também foi documentada em duas outras espécies de tubarão de águas profundas, o Etmopterus lucifer (tubarão-lanterna-barriga-preta) e o Etmopterus granulosus (tubarão-lanterna-do-sul).
Mallefet notou que os tubarões foram pegos acidentalmente durante as pesquisas de arrasto do instituto, que são usadas para medir os estoques de peixes, e contatou a organização.
Ele foi convidado a participar de uma viagem de pesquisa em janeiro de 2020 e passou 30 dias a bordo do barco, capturando vários tubarões.
“Eu era como uma criança no pé de uma árvore de Natal”, disse Mallefet, descrevendo como conseguiu tirar uma foto do tubarão kitefin em um balde no quarto escuro do navio.
De acordo com ele, o mar profundo abaixo de 200 metros (656 pés) é descrito como a zona crepuscular. Muitas pessoas acreditam erroneamente que não há luz visível lá, mas há alguma luz que os tubarões acham útil.
“Eles usam a luz para desaparecer”, explica o chefe do laboratório ao informar como a bioluminescência pode tornar os tubarões invisíveis contra o brilho fraco da superfície do oceano. Isso protege os tubarões dos predadores que nadam abaixo deles e também torna mais fácil para eles caçarem suas presas.
Ele complementa: “Sabemos que é o caso de Dalatias licha”, pois os restos de tubarões menores foram encontrados dentro da barriga de alguns espécimes, apesar de ser o tubarão nadador mais lento do mundo.
No entanto, os tubarões luminosos não revelaram todos os seus segredos, incluindo o motivo de sua nadadeira dorsal brilhar.
Mais pesquisas são necessárias para descobrir se isso poderia ser usado para sinalização, disse Mallefet, acrescentando que “ainda há pontos de interrogação”.
O chefe do laboratório enfatizou que gostaria de estudar maiores detalhes da barbatana dorsal em futuras viagens à área, bem como averiguar o que os tubarões comem e se são comidos.
Mallefet finaliza que objetiva saber mais sobre o fundo do mar, que continua misterioso apesar de ser o ambiente mais comum do planeta, para fazer com que as pessoas pensem mais em preservá-lo: “Receio que tenhamos cometido muitos erros ao atirar coisas ao mar [...] Temo o que acontecerá para as próximas gerações”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte