Cientistas alertam para possível onda de danos cerebrais ligados à Covid-19
Grupo de cientistas disseram que clínica atendeu uma vez a cada semana pacientes com lesões no sistema nervoso.
Por: G1
Publicado em 09 de Julho de 2020 as 11:37 Hrs
Cientistas alertaram nesta quarta-feira (8) de uma possível onda de danos cerebrais relacionados ao novo coronavírus, em um momento em que se investiga a possibilidade de a Covid-19 causar complicações neurológicas como inflamações, psicoses e delírio.
Um estudo feito com pesquisadores da University College London (UCL), do Reino Unido, observou 43 casos de pacientes com Covid-19 que sofriam disfunções cerebrais temporárias, derrames, danos nos nervos ou outros problemas sérios no cérebro.
Segundo o estudo publicado na revista científica "Brain", nove pacientes com lesão cerebral estavam com a rara encefalomielite disseminada aguda (ADEM, na sigla em inglês), na maioria das vezes vistas em crianças e que podem começar após infecções virais.
Os autores disseram que, normalmente, veriam apenas um paciente adulto com ADEM por mês na clínica especializada em Londres. Porém, essa frequência aumentou para ao menos uma vez a cada semana durante o período do estudo.
Preocupação com sequelas da Covid
Os danos da Covid-19 costumam afetar os pulmões e outras partes do sistema respiratório, mas neurocientistas dizem estar preocupados com consequências do coronavírus no sistema nervoso.
"Minha preocupação é que temos milhões de pessoas com Covid-19 agora. Se em um ano tivermos 10 milhões de pessoas recuperadas e elas tiverem déficits cognitivos, então isso vai afetar sua capacidade de trabalhar e sua capacidade de efetuar atividades do cotidiano", aponta o neurocientista Adrian Owen, da Western University (Canadá).
"Essa doença está afetando um número enorme de pessoas. Por isso é tão importante coletar essa informação agora", acrescentou.
O cientista Michael Zandi, do Instituto de Neurologia da UCL e um dos coordenadores do estudo, relembrou o surto de encefalite letárgica nas décadas de 1920 e 1930, anos depois da pandemia de gripe espanhola (1918-1919).
"Se vamos ter uma epidemia em larga escala de danos cerebrais ligada à pandemia (de Covid), ainda precisamos ver", afirmou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:18
Rotam apreende arma de fogo e munições com faccionado com extensa ficha criminal
Durante desdobramento da Operação Território Livre, no distrito de Guariba, as equipes receberam informações de que o suspeito era responsável pela comercialização de entorpecentes na região.
17:05
Incêndio em perfumaria mobiliza Bombeiros e interdita Tangará Shopping na manhã desta quinta
O Tenente-Coronel Quinteiro, que coordenou a operação, destacou que o tempo de resposta foi crucial para o sucesso da missão
00:24
Homem é encontrado morto em fazenda na zona rural de Brasnorte
Corpo foi localizado por trabalhador rural, que acionou a Polícia Militar; vítima ainda não foi identificada
18:08
Polícia Militar lança Operação Centro Seguro e intensifica patrulhamento comercial em Tangará
De hoje até o dia 5 de maio, estaremos aumentando a capacidade operativa da Polícia Militar. As pessoas perceberão um maior número de viaturas circulando pelo município
17:30
Caminhão da vacinação chega a Juína e reforça imunização para a população
O atendimento acontecerá sempre das 8h às 18h, sem intervalo para almoço, facilitando o acesso da população.
17:15
Transporte escolar em Juína enfrenta desafios, mas frota é reforçada com novos ônibus
Atualmente, o sistema de transporte escolar percorre cerca de 3.200 quilômetros por dia, atendendo aproximadamente 1.200 alunos distribuídos em 43 rotas.
16:56
Prefeitura de Juína abre cadastro habitacional para famílias com renda de até R$ 3.500
De acordo com o secretário interino de Assistência Social, Robson Amorim, o objetivo é criar e atualizar o banco de dados, garantindo que as famílias que realmente precisam sejam contempladas.
16:38
SES monitora casos de meningite e reforça importância da vacinação
Até o momento, não há indicação de surto ou transmissão comunitária de meningite em Mato Grosso
16:32
Polícia Civil dá posse a 124 novos investigadores e escrivães de Mato Grosso
O curso de formação iniciou a partir desta terça-feira (28), na Acadepol
16:30
Governo de Mato Grosso publica decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
Para este ano, o período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas localizadas nos três biomas será de 1º de julho a 30 de novembro
MAIS LIDAS
MP e Conseg entregam drones ao Corpo de Bombeiros para reforçar buscas na região
Secretária de Saúde responde críticas e dúvidas da população de Juína
Juína sediará Jogos Escolares Regionais e receberá mais de mil atletas
Homem é encontrado morto em fazenda na zona rural de Brasnorte
Governo de Mato Grosso publica decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
Caminhão da vacinação chega a Juína e reforça imunização para a população
Incêndio em perfumaria mobiliza Bombeiros e interdita Tangará Shopping na manhã desta quinta

