Cartório Eleitoral de Brasnorte intensifica campanha biométrica com mutirões nesta semana
Por: Lino Barreto; Band FM Brasnorte
Publicado em 20 de Janeiro de 2026 as 17:17 Hrs
O Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte retomou a campanha de cadastramento biométrico e realizará dois mutirões nesta semana, com o objetivo de ampliar o número de eleitores com biometria cadastrada no município.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Tathyane Garcia da Matta Kato, a ação atende a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e busca alcançar eleitores da sede do município, do distrito de Água da Prata, das comunidades indígenas e da zona rural.
Atualmente, Brasnorte possui 12.448 eleitores aptos a votar, sendo que cerca de 2.078 ainda não realizaram o cadastro biométrico. Segundo Tathyane, a biometria é fundamental tanto para a identificação do eleitor nos cadastros da Justiça Eleitoral quanto para garantir mais segurança e agilidade no dia da votação.
“A biometria visa atender a população para que, no dia da eleição, o processo seja mais seguro e a votação aconteça de forma mais rápida e célere”, destacou.
Os mutirões estão programados para os seguintes locais e horários:
-
Quinta-feira (22/01): Supermercado Bom Preço
-
Sexta-feira (23/01): Pasqualotto Supermercados
-
Horário: das 7h30 às 13h30
A chefe do cartório reforça a importância da participação dos eleitores que ainda não possuem biometria cadastrada, ressaltando que o procedimento é simples, rápido e gratuito.
Para realizar o cadastro, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, como RG ou CNH. Caso possua, também pode levar o título de eleitor. O procedimento inclui fotografia, assinatura e a coleta da biometria de todos os dedos.
Tathyane Garcia da Matta Kato informou ainda que a campanha de biometria segue até o mês de maio, quando ocorre o fechamento da atualização cadastral. Por isso, ela reforça o pedido para que os eleitores procurem o cartório eleitoral ou aproveitem os mutirões.
“É obrigatório o comparecimento dos eleitores que ainda não têm a biometria. Após maio, o cadastro será fechado, por isso a urgência”, concluiu.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.



