Câmara de Brasnorte aprova reajuste do Piso Nacional do Magistério
Por: Lino Barreto; Band FM Brasnorte
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 as 13:29 Hrs
A Câmara Municipal de Brasnorte aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta sexta-feira (13), o projeto de lei do Poder Executivo que garante a readaptação do Piso Nacional do Magistério Público. O reajuste de 5,40% beneficia diretamente os profissionais da educação básica do município e será pago em parcela única, com efeito retroativo a 1º de fevereiro.
O secretário municipal de Educação, Jonatas Ferreira de Melo, destacou que o município foi comunicado oficialmente sobre a atualização do piso por meio do sindicato da categoria, após a sanção do novo valor pelo Governo Federal.
Segundo ele, antes do envio do projeto à Câmara, foi realizada uma reunião com o prefeito Edelo Ferrari, na qual foram apresentados os dados financeiros da educação e o impacto do reajuste nos cofres públicos.
“O papel do secretário é apresentar o máximo possível de informações ao prefeito para que ele possa tomar as decisões cabíveis. Apresentei os números, os valores e principalmente o impacto desse aumento de 5,4% para os cofres públicos. Após a reunião, o prefeito já autorizou o pagamento integral do piso”, afirmou.
Jonatas ressaltou que esta é, pelo segundo ou terceiro ano consecutivo, a autorização do pagamento integral do piso salarial aos professores, sem parcelamento ou negociação. “Saiu o piso, nosso prefeito já vai lá e autoriza o pagamento. Isso demonstra a organização financeira da Secretaria de Educação e o compromisso com os servidores”, completou.
O vereador Genival Jesus de Almeida (PSB) também destacou a importância da aprovação do projeto. Professor de carreira, ele enfatizou o compromisso da Câmara com a valorização dos profissionais da educação.
“É um projeto de suma importância, principalmente na parte financeira, incentivando os professores. Nós não pensamos duas vezes, até aceleramos o projeto. Ele deu entrada no dia 10 e hoje, dia 13, já realizamos a sessão extraordinária para garantir a aprovação”, destacou.
Genival parabenizou o presidente da Casa e todos os vereadores pela aprovação unânime da matéria. “São 5,40% de aumento em parcela única, pago de forma retroativa a 1º de fevereiro. No final deste mês, os professores já receberão o salário com o reajuste”, afirmou.
O parlamentar lembrou ainda que, em gestões anteriores, houve necessidade de manifestações e protestos para garantir direitos da categoria. “Hoje, nessa gestão, o prefeito sinaliza positivo e manda pagar em parcela única. É uma notícia muito boa para os professores”, pontuou.
Além do reajuste, o vereador destacou os avanços recentes na educação do município, citando conquistas como premiações e reconhecimento em programas educacionais, reforçando que o Legislativo continuará apoiando investimentos na área.
Com a aprovação do projeto, o município reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a manutenção do equilíbrio financeiro para garantir o pagamento integral do piso nacional do magistério.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.



