Brasnorte sedia Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Juruena e Arinos
Por: Lino Barreto; Band FM Brasnorte
Publicado em 05 de Novembro de 2025 as 15:23 Hrs
O Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Juruena e Arinos será realizado no dia 6 de dezembro, no Plenário Wanderley José Bertê, na Câmara de Vereadores de Brasnorte. O evento reunirá produtores, técnicos e representantes de diversos municípios da região, com o objetivo de discutir potencialidades e desafios para o desenvolvimento local.
De acordo com o engenheiro agrônomo Robson Lobo, da Empaer de Brasnorte, o município foi escolhido como sede do fórum regional que abrange cidades como Juína, Juruena, Cotriguaçu, Conselvan, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, juara e Colniza.
“Esse fórum foi designado para a região do Vale do Arinos e Vale do Juruena, e devemos receber visitantes de todos esses municípios aqui em Brasnorte. O evento será um espaço para mostrar as potencialidades e também levantar as demandas que ainda impedem o desenvolvimento da nossa região”, explicou Robson.
Segundo ele, o fórum tem caráter técnico e estratégico, com foco nas cadeias de valor, conceito que envolve produção, industrialização e comercialização dos produtos agrícolas.
“Vamos discutir desde o que é necessário para produzir até a comercialização e industrialização. É pensar de forma ampla, buscando agregar valor em todas as etapas”, destacou o engenheiro.
Durante o evento, serão realizadas palestras e mesas redondas sobre temas como:
Bovinocultura de leite e de corte;
Cultivo do café e do cacau;
Cooperativismo, com apresentação da Cooper Prata;
Turismo rural, com palestra do turismólogo Geraldo, um dos principais especialistas do setor em Mato Grosso.
Robson Lobo destacou que o turismo rural é uma alternativa importante para aumentar a renda das propriedades familiares.
“Muitos produtores têm áreas com potencial turístico lagoas, cachoeiras, trilhas, cavalgadas e podem transformar isso em fonte de renda, como já acontece em regiões como Cáceres, Poconé, Nobres e Rondonópolis”, observou.
O fórum também abrirá espaço para a discussão das potencialidades e problemas da região, que serão consolidados em um documento final encaminhado ao Governo do Estado de Mato Grosso, com propostas de incentivo e apoio ao setor produtivo.
O evento contará com vagas limitadas para 100 produtores e terá estrutura completa, incluindo coffee break e café da manhã. A Empaer e o Governo do Estado são responsáveis pela organização, hospedagem dos palestrantes e demais despesas logísticas.
“Estamos muito felizes em poder sediar esse fórum em Brasnorte. Será um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar e do turismo rural”, concluiu Robson Lobo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







