
Bolsonaro não apresentou conta médica após facada
Presidente eleito não pediu reembolso à Câmara depois de internação no Albert Einstein
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 29 de Dezembro de 2018 as 09:37 Hrs
Mais de cem dias após sofrer um atentado a faca em Juiz de Fora (MG), o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ainda não apresentou à Câmara dos Deputados um pedido de ressarcimento de gastos médicos e hospitalares com seu atendimento.
A própria equipe de Bolsonaro havia dito em setembro, dias após a tentativa de assassinato, que estava conversando com a Câmara e que iria recorrer ao reembolso a que os congressistas têm direito por eventual uso da rede privada de saúde.
Pelas regras da Câmara, para receber reembolso Bolsonaro terá que apresentar uma série de documentos comprobatórios dos gastos, incluindo declaração de que os custos foram quitados por ele.
Valores abaixo de R$ 50 mil podem ter o repasse autorizado pelo segundo vice-presidente da Casa, André Fufuca (PP-MA). Quaisquer gastos acima desse valor exigem uma deliberação da Mesa da Câmara, presidida por Rodrigo Maia (DEM-RJ).
De acordo com a assessoria da Câmara, Bolsonaro pode fazer pedido de ressarcimento a qualquer tempo, mesmo após a renúncia ao restante do mandato, o que terá de fazer até a segunda-feira (31) para assumir a Presidência da República.
A Folha enviou perguntas à assessoria de Bolsonaro e ao então presidente do PSL e futuro ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno. A reportagem questionou o custo de todo o tratamento, incluindo deslocamento em aeronave fretada de Juiz de Fora a São Paulo, e se os valores foram custeados por Bolsonaro e familiares ou por terceiros. Não houve resposta.
A Santa Casa de Juiz de Fora, que fez a cirurgia emergencial ainda no dia 6 de setembro, data do atentado, afirmou que o então candidato foi atendido pelo SUS, sem custo para o paciente.
Bolsonaro foi transferido no dia seguinte para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, um dos hospitais mais renomados e caros do país.
A assessoria do hospital —onde o então candidato ficou internado por 23 dias— afirmou que não comenta valores ou se pronuncia sobre quem pagou os custos, por questão de sigilo dos dados do paciente.
Após a facada, Bolsonaro passou por duas cirurgias: uma para corrigir os danos causados pelo ataque e outra para a retirada de aderências que obstruíam o intestino delgado. Ele deve passar por nova intervenção médica na segunda quinzena de janeiro ou em fevereiro, para a retirada da bolsa de colostomia que foi obrigado a usar desde setembro.
Bolsonaro sofreu a tentativa de assassinato durante ato de campanha na cidade mineira. O então presidenciável foi atingido na barriga por Adelio Bispo de Oliveira quando era carregado nos ombros de apoiadores.
Bispo, que já foi filiado ao PSOL, foi preso no mesmo dia do atentado Um primeiro inquérito conduzido pela Polícia Federal concluiu que o agressor agiu sozinho. Outra investigação a respeito ainda não foi concluída.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países