
Quais são os sintomas da esteatose hepática? Saiba como prevenir
No Brasil, estimativa é que um terço da população acima de 35 anos apresente o problema; prevalência é maior entre obesos e diabéticos
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 21 de Outubro de 2023 as 11:54 Hrs
A cena já se tornou comum nos consultórios médicos. O paciente faz um check-up ou exames por alguma outra razão e descobre esteatose hepática, ou o acúmulo de gordura no fígado.
Provocada na maioria das vezes pela obesidade, a doença pode ter também outras causas, como excesso da ingestão de álcool, hepatites, exposição de trabalhadores a produtos químicos tóxicos e uso de anabolizantes.
A esteatose já é tida com a doença do fígado mais comum nos países industrializados ocidentais, com prevalência mundial de até 35%, com maior incidência a partir dos 40 anos.
No Brasil, a estimativa é que um terço das pessoas com mais de 35 anos apresente gordura no fígado e tenha maior risco de desenvolver diabetes do tipo 2, segundo estudo conduzido por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da USP (Universidade de São Paulo).
Em até metade das pessoas com esteatose, o quadro pode evoluir para uma inflamação do fígado chamada de esteatohepatite não alcoólica, que recentemente ganhou um outro nome: doença hepática gordurosa metabólica.
Segundo o endocrinologista Domingos Malerbi, do hospital Albert Einstein (SP), a doença é mais uma dentro do leque da síndrome metabólica, como a obesidade e o diabetes tipo 2. "Elas compartilham os mesmos fatores de risco, como sedentarismo e hábitos alimentares pouco saudáveis."
Também possuem marcadores comuns, como a presença de disfunção do endotélio vascular (camada de células finas que reveste a superfície de todos os vasos sanguíneos) e acúmulo de lesões calcificadas nas paredes dos vasos sanguíneos.
A esteatohepatite pode evoluir para fibrose (tentativa de cicatrização pelo organismo), cirrose (alteração estrutural e funcional do fígado, que pode levar a insuficiência hepática e necessidade de transplante) e formação de tumores malignos do fígado.
O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA
Distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão que exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo. Essa gordura por tempo prolongado pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa (esteatohepatite), cirrose hepática e até câncer.
SINTOMAS
Nos quadros leves, a doença não provoca sintomas. Os sinais são percebidos quando houve evolução para a esteatohepatite. Nesses casos, há relatos de fadiga, mal-estar e desconforto abdominal.
Nos estágios mais avançados de esteatohepatite, caracterizados por inflamação e fibrose que resultam em insuficiência hepática, os sintomas mais frequentes são ascite (acúmulo anormal de líquido dentro do abdome), encefalopatia (doenças no encéfalo) e confusão mental, hemorragias, queda no número de plaquetas do sangue, icterícia (pele e olhos amarelados).
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Por meio de exame de sangue para medir os níveis das enzimas hepáticas e de imagem, como a ultrassonografia, a ressonância magnética e a tomografia que avaliam possíveis alterações no fígado. Há casos de esteatohepatite em que a confirmação do diagnóstico depende de biopsia.
Entre os exames, um dos mais importantes para o diagnóstico é a elastografia hepática, um método associado à ultrassonografia, que mede a elasticidade do tecido hepático e a quantidade de gordura acumulada no fígado. "Tem maior simplicidade de execução e menor custo", diz o endocrinologista Domingos Malerbi, do Hospital Albert Einstein.
COMO É O TRATAMENTO?
Não existe um tratamento específico para os casos iniciais. Em geral, eles são revertidos com adoção de estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.
O tratamento medicamentoso é reservado para os casos com esteatohepatite associada. Segundo o Malerbi, do Einstein, estudos recentes vêm demonstrando eficácia de alguns medicamentos. Também estão sendo estudados produtos biológicos, na linha dos inibidores de inflamação.
Em pacientes obesos graves, pode haver indicação também de cirurgia bariátrica e, nos casos mais graves, com cirrose descompensada, de um transplante de fígado.
COMO SE PREVINE?
Com mudanças nos hábitos alimentares e de estilo de vida é possível prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou reverter o quadro já instalado. É importante evitar o excesso de álcool, manter uma dieta saudável, um peso adequado e praticar atividade física regularmente.
Segundo estudos, a perda de 5% do peso já pode levar à regressão da esteatose hepática. Para a reduzir a esteatohepatite ou a fibrose, é preciso perder de 7% a 10%. Além da possibilidade de reverter a gordura no fígado, a perda de peso pode atuar diminuindo os riscos de desenvolver diabetes e outros problemas de saúde.
O Naturólogo e Nutricionista Integrativo de Juína, Dr. Pedro Correa, em entrevista à Band FM, fala mais sobre o tema. veja a seguir.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
09:17
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Tenente-coronel Jonnathan Cayo Bambil Antonietti foi anunciado como substituto
16:10
STF forma maioria para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Cármen Lúcia dá terceiro voto a favor de punição inédita na história do país; Fux foi a única divergência até agora
15:05
Vereador de Brasnorte emplaca projeto emblemático que garante proteção às crianças e adolescentes
''Nosso compromisso é garantir que as crianças e adolescentes de Brasnorte estejam sempre em ambientes seguros, onde possam aprender, se desenvolver e crescer livres de riscos. Esse é um marco na proteção da infância e da juventude em nosso município.''