
Profissional explica como deve ser a conduta de quem atua com Reiki
O tema virou assunto nos últimos dias após denúncias contra um terapeuta suspeito de abusar de mulheres em Juína.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 22 de Dezembro de 2018 as 10:46 Hrs
O que é Reiki e seus benefícios?
O tema virou assunto em Juína nos últimos dias após denúncias contra um terapeuta holístico suspeito de abusar de mulheres que eram atendidas por ele. Antônio Monteiro que é ex-vereador, teria cometido assédio e abusos sexuais durante às sessões realizadas na residência dele. Monteiro nega às acusações e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Para entender o que faz um profissional reikiano, o Repórter em Ação entrevistou o Dr. Tailon Küster Azeredo, 25 anos, fisioterapeuta e mestre em Reiki. Ele explica como deve ser a conduta profissional do terapeuta que atua na área.
REPÓRTER EM AÇÃO: PRIMEIRO, O QUE É O REIKI?
Dr. Tailon: É uma terapia integrativa porque ela vem integrar os sistemas terapêuticos atuais, seja sistema médico, seja sistema clínico. Não visa substituir nenhum outro tipo de tratamento, não visa tirar a pessoa do seu segmento religioso ou mudar inclusive o pensamento da pessoa. Trata-se de uma energia universal cósmica, que permeia todo o cosmos, canalização dela e transmissão do terapeuta reikiano que vai ser o canal, à pessoa que está sendo tratada. Essa energia visa desbloquear os nós energéticos que temos no corpo, as toxinas emocionais, e o Reiki vem para harmonizar essa energia, porque quando essa energia está em desequilíbrio, gera doença. Sabemos hoje que grande parte das doenças são de fundo emocional, psicossomáticas, e o Reiki vem tratar o campo físico, emocional, mental e até mais profundamente os níveis espirituais, apesar de não ser uma técnica espiritual.
REPÓRTER EM AÇÃO: O REIKI CURA?
Dr. Tailon: Não posso dizer para você que o Reiki cura, é errado garantir isso. O Reiki é composto de 5 princípios, e o 4º princípio diz: “só por hoje trabalhe honestamente”, o que significa que não posso prometer a cura para alguém, porque estão aí os médicos, a medicina, as medicações, mas as doenças de fundo emocional a gente consegue observar grande melhora na qualidade de vida, nos níveis de estresse, sistema imunológico porque o Reiki trabalha sobre os centros energéticos que se localizam nas glândulas que produzem os hormônios, tanto é que o Reiki pode trabalhar emoções do passado que nos dias de hoje traz algum trauma, então o Reiki é uma ferramenta fantástica, porém nem eu e nem ninguém pode garantir a cura, porque isso está fora do código do próprio Reiki.
REPÓRTER EM AÇÃO: UM REIKIANO PODE MANDAR SUSPENDER MEDICAÇÃO PRESCRITA PELO MÉDICO?
Dr. Tailon: É errado, é crime, e deve ser denunciado às autoridades públicas, porque o Reiki visa ser integrativo, inclusive tem uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no dia 28 de março de 2017, que inclui o Reiki dentro das práticas integrativas complementares.
REPÓRTER EM AÇÃO: COMO IDENTIFICAR UM REIKIANO DE VERDADE?
Dr. Tailon: Primeiro, um reikiano nunca promete cura; segundo, o profissional vai estimular a pessoa que está sendo tratada a ela se melhorar, caminhar em direção da cura, não vai querer fazer uma cura por ela. Outra coisa, temos uma linhagem energética desde o descobridor do Reiki até nós hoje, seguindo mestre a mestre que foi iniciado para saber se aquela pessoa de fato está dentro de um sistema que pertence ao Reiki que iniciou com o mestre Mikao Usui que descobriu o Reiki no Japão em 1926.
REPÓRTER EM AÇÃO: O TERAPEUTA PODE, DURANTE ÀS SESSÕES, FAZER PAPEL DE PSICÓLOGO OUVINDO OS RECLAMES DO CLIENTE E DANDO SUGESTÕES?
Dr. Tailon: Não, não tem como, a não ser que ele [terapeuta] tenha graduação de psicólogo. Nós não podemos nem incentivar a pessoa a que direção ela deve tomar, a pessoa que deve após receber o Reiki e ter suas emoções equilibradas através da técnica, a pessoa própria ver o que é melhor para ela, para que nós não carregamos a responsabilidade de ter direcionado a pessoa a um lugar indesejado por ela.
REPÓRTER EM AÇÃO: O PROFISSIONAL PODE ATENDER EM QUALQUER LOCAL, EM CASA, POR EXEMPLO?
Dr: Tailon: Teoricamente pode ser tratado em qualquer espaço sim. Pode ser aplicado numa praça, num parque, inclusive nós tínhamos um trabalho voluntário no parque Mãe Bonifácio em Cuiabá, que era o Reiki solidário. Não tem um local especifico. Não necessariamente tem que ser numa maca, numa clínica, num ambiente clínico, todos de branco, isso é um pouco de mistificação que ocorre também, mas o Reiki é uma técnica simples de impostação de mãos. No Reiki não tem preces, não tem amuleto, basta apenas o toque ou não das mãos.
REPÓRTER EM AÇÃO: COMO É O TOQUE DO TERAPEUTA?
Dr. Tailon: É um toque sutil, leve. Nós recomendamos ainda que cubra o cliente sempre com um lençol, não deixe nenhuma parte exposta e jamais esse toque ocorra em regiões íntimas, mesmo que por exemplo, a terapeuta esteja tratando seu esposo ou vice-versa, durante a terapia não a toque em região íntima. É um toque que não aperta, eu sempre gosto de usar o exemplo que a pessoa que está sendo tratada tem que sentir como se uma borboleta tivesse pousando na pele, essa é a intensidade do toque, porque o Reiki é energético e não depende do contato físico.
REPÓRTER EM AÇÃO: QUAIS OS PONTOS DO CORPO?
Dr. Tailon: São sete pontos específicos, começa pelas laterais da cabeça, frente da face, garganta, coração, região estomacal e umbilical e sobre as laterais do quadril.
REPÓRTER EM AÇÃO: O CLIENTE PRECISA TIRAR A ROUPA?
Dr. Tailon: De jeito nenhum, não existe Reiki onde a pessoa tire a roupa. O Reiki inclusive pode ser aplicado a distância, sei lá, Rio Grande do Sul, Estados Unidos, qualquer lugar do mundo, pode ser aplicado em uma fratura sobre o gesso, por exemplo.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte