
Prefeitura de Brasnorte inicia campanha de vacinação antirrábica 2025
Por: Lino Barreto
Publicado em 23 de Julho de 2025 as 16:36 Hrs
A Prefeitura de Brasnorte, por meio da Vigilância em Saúde, deu início à campanha de vacinação antirrábica 2025. A ação tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva, percorrendo todas as comunidades do interior e áreas urbanas do município.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elândia Rocha, os trabalhos começaram pelo Perobal e, nos próximos dias, serão estendidos a outras localidades, como a região da São Bento.
“Iniciamos pelo interior, como sempre fazemos, por conta da grande extensão territorial do município. Nossa equipe está indo todos os dias de sítio em sítio e pedimos que os moradores recebam bem os agentes. Essa vacina é obrigatória e essencial. Se não fosse importante, não teríamos essa campanha todo ano”, ressaltou Elândia.
Meta e cobertura da campanha
A meta da campanha é aplicar cerca de 7 mil doses em todo o município. Os trabalhos seguem até o mês de dezembro, mas, caso não seja possível concluir dentro desse prazo, a campanha será estendida até 2026, considerando as distâncias e o cronograma rural.
“Tem lugares que ficam a até 200 km da sede do município. Por isso, se for necessário, vamos continuar vacinando no próximo ano para garantir cobertura total”, explicou a coordenadora.
Vacinação também disponível na Vigilância
A vacina também está disponível no setor de Vigilância em Saúde, para quem desejar vacinar seu animal diretamente no local ou retirar a dose para aplicação em casa. O atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“Basta o morador trazer uma vasilha com gelo para o transporte adequado. Temos uma equipe sempre disponível para vacinar os pets aqui também”, destacou Elândia.
A campanha contempla cães e gatos a partir dos três meses de idade. A orientação é que todos os tutores levem a sério essa proteção anual.
“Estamos aqui mais uma vez para garantir a saúde dos animais e da população. A vacinação é gratuita, segura e fundamental para prevenir casos de raiva”, finalizou a coordenadora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.