
Homem também tem que fazer prevenção da mama
Muitos destes casos se devem pela falta de conscientização sobre o assunto para os homens
Por: Gazeta Digital
Publicado em 07 de Outubro de 2019 as 10:36 Hrs
Apesar de representar apenas 1% dos casos de câncer de mama, os homens não estão excluídos de serem acometidos pela doença. Homens e mulheres possuem tecido mamário. Mesmo que os homens não desenvolvam mamas, as células do tecido mamário de um homem podem desenvolver câncer. É o caso do professor Ricardo de Assis, que foi diagnosticado com a doença em 2009.
O professor conta que estava em sala de aula, escrevendo no quadro, quando notou que seu mamilo direito estava sangrando. Ao chegar em casa, o sangramento chegou a manchar a camisa.
“Procurei o médico e disse que minha camisa estava manchando de sangue. Ele me encaminhou pra oncologia, na época. No outro dia fui pra lá, ele (médico) olhou e disse que tinha um nódulo de um centímetro. Não fiz nem biopsia, fui direto pra cirurgia”, relembra.
Por mais raro que seja, contudo, a taxa de mortalidade entre homens com câncer de mama é maior que entre as mulheres. Muitos destes casos se devem pela falta de conscientização sobre o assunto para os homens.
Assis, inclusive, tampouco imaginava que se tratava de câncer de mama masculino. “Quando fui ao medico em 2009, eu não tinha nem noção. Achava que era uma coisa que machucou, o próprio medico questionou se eu tinha batido, já que tinha sinal de sangue. E eu disse que não bati. Depois que foi feita a cirurgia, e mandou o nódulo pro laboratório, deu que era câncer de mama”.
Ao descobrir o nódulo, Assis conta que ficou assustado. “Mexe com a gente. A palavra já é uma palavra pesada. Quando o médico disse que era câncer, ainda câncer de mama, dá toda uma preocupação com a vida, porque você não sabe como vai ser de fato e como está a situação do seu corpo”, disse.
Mesmo após a cirurgia, o câncer acabou voltando em maio do ano passado, na mama esquerda. Ele descobriu uma protuberância no peito enquanto realizava uma caminhada, e logo desconfiou.
Desta vez, Assis teve que passar por um longo tratamento, incluindo sessões de quimioterapia para evitar a reincidência do nódulo. Na última terça-feira (24), ele passou pela última sessão e agora está se recuperando. O professor comenta ainda que não tem nenhum histórico de câncer de mama na família, seja entre mãe, avós e tias.
Diagnosticar o câncer de mama cedo aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido. Porém, por conta da raridade, não há indicações para que homens façam mamografias, por isso o conselho é a população masculina ficar atenta a alterações na região.
Ele alerta para a prevenção e atenção dos homens. “Eu tinha falado isso ano passado, que a gente agora, homem, tem que fazer sempre essa prevenção, independente do mês de outubro e sempre ficar atento. Porque ele é uma coisa que está em crescimento. No laboratório que estuo em tratamento, ouvi falar que aumentou os casos. é Prevenir mesmo, tocar a mama, pra ver se não tem nada errado”, alerta.
Assim como nas mulheres, os principais sintomas são o aparecimento de nódulos na região das mamas e abaixo das axilas, além de secreção nos mamilos. Procure um médico caso apresente um destes sintomas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte