Homem também tem que fazer prevenção da mama
Muitos destes casos se devem pela falta de conscientização sobre o assunto para os homens
Por: Gazeta Digital
Publicado em 07 de Outubro de 2019 as 10:36 Hrs
Apesar de representar apenas 1% dos casos de câncer de mama, os homens não estão excluídos de serem acometidos pela doença. Homens e mulheres possuem tecido mamário. Mesmo que os homens não desenvolvam mamas, as células do tecido mamário de um homem podem desenvolver câncer. É o caso do professor Ricardo de Assis, que foi diagnosticado com a doença em 2009.
O professor conta que estava em sala de aula, escrevendo no quadro, quando notou que seu mamilo direito estava sangrando. Ao chegar em casa, o sangramento chegou a manchar a camisa.
“Procurei o médico e disse que minha camisa estava manchando de sangue. Ele me encaminhou pra oncologia, na época. No outro dia fui pra lá, ele (médico) olhou e disse que tinha um nódulo de um centímetro. Não fiz nem biopsia, fui direto pra cirurgia”, relembra.
Por mais raro que seja, contudo, a taxa de mortalidade entre homens com câncer de mama é maior que entre as mulheres. Muitos destes casos se devem pela falta de conscientização sobre o assunto para os homens.
Assis, inclusive, tampouco imaginava que se tratava de câncer de mama masculino. “Quando fui ao medico em 2009, eu não tinha nem noção. Achava que era uma coisa que machucou, o próprio medico questionou se eu tinha batido, já que tinha sinal de sangue. E eu disse que não bati. Depois que foi feita a cirurgia, e mandou o nódulo pro laboratório, deu que era câncer de mama”.
Ao descobrir o nódulo, Assis conta que ficou assustado. “Mexe com a gente. A palavra já é uma palavra pesada. Quando o médico disse que era câncer, ainda câncer de mama, dá toda uma preocupação com a vida, porque você não sabe como vai ser de fato e como está a situação do seu corpo”, disse.
Mesmo após a cirurgia, o câncer acabou voltando em maio do ano passado, na mama esquerda. Ele descobriu uma protuberância no peito enquanto realizava uma caminhada, e logo desconfiou.
Desta vez, Assis teve que passar por um longo tratamento, incluindo sessões de quimioterapia para evitar a reincidência do nódulo. Na última terça-feira (24), ele passou pela última sessão e agora está se recuperando. O professor comenta ainda que não tem nenhum histórico de câncer de mama na família, seja entre mãe, avós e tias.
Diagnosticar o câncer de mama cedo aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido. Porém, por conta da raridade, não há indicações para que homens façam mamografias, por isso o conselho é a população masculina ficar atenta a alterações na região.
Ele alerta para a prevenção e atenção dos homens. “Eu tinha falado isso ano passado, que a gente agora, homem, tem que fazer sempre essa prevenção, independente do mês de outubro e sempre ficar atento. Porque ele é uma coisa que está em crescimento. No laboratório que estuo em tratamento, ouvi falar que aumentou os casos. é Prevenir mesmo, tocar a mama, pra ver se não tem nada errado”, alerta.
Assim como nas mulheres, os principais sintomas são o aparecimento de nódulos na região das mamas e abaixo das axilas, além de secreção nos mamilos. Procure um médico caso apresente um destes sintomas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15:15
Vídeo de maus-tratos contra cachorro causa revolta em Brasnorte
Caso ganhou repercussão nas redes sociais e já é investigado pela Polícia Judiciária Civil
14:02
Pasqualotto Supermercados realiza sorteio final da campanha Presentão de Natal
Promoção distribuiu R$ 100 mil em prêmios aos clientes de Brasnorte
12:32
'Deixa quieto', diz presidente da Câmara de Juína ao ser questionado sobre gastos do Legislativo
Quando o Executivo recebe de volta os recursos não utilizados pelo Legislativo, o gestor pode investir em saúde, educação, infraestrutura e outros setores fundamentais.
09:58
Câmara de Juína devolve um dos menores valores dos últimos cinco anos
Com mais recursos, Legislativo gasta mais e devolve menos que na gestão anterior
14:19
TCE-MT suspende contratos milionários da Prefeitura de Brasnorte por indícios de irregularidades
Decisão do conselheiro Waldir Teis aponta risco de dano ao erário, superfaturamento e descumprimento de determinações anteriores; pagamentos à empresa já somam R$ 10,3 milhões
13:34
Mais de 180 mil empresas estão inadimplentes e podem ficar fora do Simples Nacional em 2026
Contribuintes devem regularizar as pendências e fazer adesão ao regime tributário até 30 de janeiro
13:26
Escolas ficam abertas nas férias e pais ainda podem garantir matrícula para 2026
Rede estadual ainda tem 25.406 vagas disponíveis; confirmação da Matrícula Web segue até 9 de janeiro
13:11
Fechamento do Colégio São Gonçalo em Colniza gera revolta
Muitos pais foram pegos de surpresa e alguns souberam por terceiros sobre o fechamento da instituição
17:52
Desinformação atrasa o sonho da casa própria para mais de 400 famílias em Aripuanã
Mesmo com o financiamento aprovado, as famílias deixam de concluir a compra; empreendimento tem apenas 45 unidades disponíveis
09:26
Alta do aluguel no Brasil reforça importância da casa própria em Aripuanã
Dados da FGV indicam pressão contínua sobre os preços de contratação em 2026
MAIS LIDAS
TCE-MT suspende contratos milionários da Prefeitura de Brasnorte por indícios de irregularidades
'Deixa quieto', diz presidente da Câmara de Juína ao ser questionado sobre gastos do Legislativo
Fechamento do Colégio São Gonçalo em Colniza gera revolta
Câmara de Juína devolve um dos menores valores dos últimos cinco anos
Vídeo de maus-tratos contra cachorro causa revolta em Brasnorte
Mais de 180 mil empresas estão inadimplentes e podem ficar fora do Simples Nacional em 2026
Escolas ficam abertas nas férias e pais ainda podem garantir matrícula para 2026





