Distante da meta, campanha de vacinação contra o sarampo entra na última semana
A principal medida de prevenção é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Por: Jovem Pan
Publicado em 09 de Março de 2020 as 10:23 Hrs
Com o novo coronavírus em evidência, muita gente está esquecendo de se vacinar contra outras doenças — que são até mais graves, como é o caso do sarampo. Termina na sexta-feira (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus para crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 3 milhões de pessoas desta faixa etária. Mas, no entanto, até o dia 2 de março, pouco mais de 1% compareceu aos postos de saúde.
O sarampo é grave e, só neste ano, já matou 3 crianças — uma delas em São Paulo.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lamentou o ocorrido e reafirmou a importância de se vacinar. “Em São Paulo nós perdemos mais uma criança para o sarampo. Uma vacina que está em todas as unidades de saúde. Era uma criança de um ano e três meses sem história de nenhuma vacinação. Acho muito importante dialogar sobre coronavírus, mas ele nos tira do que devemos focar.”
O sarampo tem alta transmissibilidade e uma pessoa infectada pode passar o vírus para até outras 18 que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
A principal medida de prevenção é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. E, para se imunizar, basta ir a um posto de saúde com carteirinha de vacinação ou documento de identidade.
As doses estão disponíveis durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país.
O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, destacou que os menores são mais vulneráveis ao sarampo. “A população de menor é mais vulnerável. Pais e população, não caiam nas fake news do perigo das vacinas. O risco real está na não vacinação.”
Na cidade de São Paulo, o público-alvo para a vacinação foi ampliado e vai até 29 anos. Para ficarem imunizadas, as pessoas devem tomar duas doses — com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Em âmbito nacional, outras duas etapas de mobilização vão ocorrer. Uma com foco nos públicos de 20 a 29 anos, e a outra, de 20 a 59 anos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
16:48
Nexa Aripuanã e Sesi MT lançam programa 'Sesi Extra Classe' para crianças e adolescentes
A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
17:07
Moradores pedem alteração no projeto da Avenida dos Pioneiros para criação de interseção que garanta acesso ao Bairro Aeroporto
O prefeito Edelo Ferrari explicou que o projeto inicial foi modificado para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no trecho.
16:39
Polícia Civil prende autor de furto a residência e recupera todos os objetos em Aripuanã
Suspeito aproveitou que moradores não estavam em casa para entrar no imóvel e praticar o furto
11:56
Inscrições abertas para aulas de hip hop no bairro Módulo 6
As vagas são limitadas e o início das aulas está previsto para as próximas semanas.
11:45
Instituto Saberes abre inscrições para aulas de capoeira no bairro Palmiteira
Veja como se inscrever.
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
MAIS LIDAS





