
Vacinação em massa reduziu mortes por Covid-19 em 95% em Serrana, aponta estudo
Projeto S, realizado no interior de São Paulo pelo Instituto Butantan, mostrou que pandemia pode ser controlada com 75% das pessoas imunizadas
Por: Jovem Pan
Publicado em 01 de Junho de 2021 as 15:59 Hrs
O governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan divulgaram, no início da tarde de segunda-feira, 31, os resultados do Projeto S, estudo que vacinou todo o município de Serrana com duas doses da vacina CoronaVac para avaliar o desempenho e segurança do imunizante. Os resultados foram promissores e, de acordo com a pesquisa, a pandemia do coronavírus pode ser controlada com 75% da população vacinada.
A aplicação das duas doses garantiu redução de 95% nas mortes, 86% nas internações e 80% dos casos sintomáticos. O diretor do Butantan, Dimas Covas, reafirmou que os estudos até o momento não indicam a necessidade vacinar os idosos novamente. Serrana ainda deve cumprir as recomendações do Plano São Paulo, em relação a retomada das atividades.
A cidade Serrana tem população estimada de 45.644 pessoas, sendo que 28.380 (62,2% do total) são maiores de 18 anos. O mapa da região foi divido em quatro cores — amarelo, verde, cinza e azul — e a ordem de imunização seguiu um sorteio, para que acontecesse de forma aleatória.
As primeiras doses começaram a ser aplicadas na semana do dia 14 de fevereiro; as últimas, na semana finalizada em 10 de abril. Os grupos seguiram a mesma ordem para aplicação das duas doses, respeitando o intervalo de 28 dias. A linha de corte para análises foi a 14ª semana epidemiológica (dos dias 4 a 10 de abril).
Antes das aplicações começarem, todos os voluntários foram submetidos ao teste de sorologia para avaliar quem já tinha tido contato com a Covid-19 antes do estudo. A exposição prévia geral foi de 25,7% — ou seja, 25,7% das 28.380 pessoas já tinham sido contaminadas ou estiveram em contato com o vírus ao longo dos últimos meses.
A adesão da primeira dose ficou em 97,7% (27.722 vacinados). A adesão da segunda dose teve uma queda não significativa, que representa 97,9% daqueles que tomaram a primeira dose (27.160 pessoas). Ao final das aplicações, a cobertura vacinal foi de 95,7% do total. Ao todo, 54.883 doses foram aplicadas e 67 eventos adversos graves não relacionados a vacina foram relatados. Após a primeira dose, 4,4% das pessoas relataram reações adversas — apenas 0,02% tiveram as atividades do dia a dia prejudicadas. Após a segunda dose, 0,2% relatou reações adversas. Nenhuma delas em grau elevado.
Os números de internações e óbitos por Covid-19 em quem tomou a vacina CoronaVac também tiveram reduções significativas: 15 pessoas acima de 60 anos foram infectadas entre a primeira e a segunda dose e cinco morreram. Entre o grupo com 59 anos ou menos, foram 28 internações e dois óbitos. Já no período até 14 dias após a segunda dose, duas pessoas maiores de 60 anos foram internadas e apenas uma morreu. Entre os com 59 anos ou menos, três foram internados e nenhum morreu. Depois de 14 dias da segunda dose, ninguém com mais de 60 anos foi internado ou morreu. Entre os mais novos do que 59 anos, dois foram internados e nenhum morreu.
De acordo com os especialistas, na comparação com municípios próximos, como Pontal e Brodowski, a queda nos indicadores é visível. Nas ponderações finais, foi concluído que a CoronaVac confirmou sua segurança em larga escala e que o efeito indireto da vacinação foi evidenciado desde o primeiro grupo vacinado. Também foi observado que o terceiro grupo imunizado teve uma queda antecipada nos números e o quarto grupo teve uma redução importante de casos antes mesmo de completar o esquema vacinal.
Além disso, o efeito indireto foi evidente em grupos de pessoas não vacinadas — incluindo crianças e adolescentes. O controle da pandemia pela vacinação foi mantido, inclusive, com o trânsito de pessoas em áreas com alta transmissão. A efetividade final também foi verificada com a variante P1 circulando e não houve seleção genética de novas variantes após a imunização.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista