PF faz operação contra desvios na Saúde do Amazonas; Wilson Lima é um dos alvos
Policiais cumprem 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Por: Vianey Bentes, da CNN, em Brasília
Publicado em 02 de Junho de 2021 as 09:48 Hrs
A Polícia Federal (PF) realiza a Operação Sangria nesta quarta-feira (2) contra a alta cúpula do governo do Amazonas por desvios na Saúde. São cumpridos 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os policiais estiveram na casa do governador Wilson Lima (PSC), que enfrentará um julgamento de denúncia ainda hoje no STJ.
São 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária cumpridos nas cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24.
Segundo as investigações, há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do estado.
As irregularidades envolvem um hospital de campanha. Segundo as investigações, o local não atende às necessidades básicas de assistência de combate à Covid e ainda coloca os funcionários em risco de contaminação.
Ainda segundo a PF, contratos das áreas de conservação e limpeza, lavanderia hospitalar e diagnóstico por imagem, firmados em janeiro de 2021 pelo governo amazonense para o hospital de campanha, têm indícios de montagem e direcionamento de procedimento licitatório, prática de sobrepreço e não prestação de serviços contratados.
Os investigados devem responder por crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa. As penas podem chegar a 24 anos de reclusão.
CPI da Pandemia
Wilson Lima também integra o grupo de nove governadores convocados a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. No cronograma, seu depoimento está marcado para o dia 29 de junho, o primeiro de um chefe do Executivo estadual.
No entanto, acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) e argumentam que uma investigação no âmbito do Legislativo federal não pode ter autoridade para convocar governadores. No entendimento deles, há o risco de rompimento do pacto federativo, o que tornaria as convocações inconstitucionais.
O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, deve ser ouvido pela CPI no próximo dia 15 de junho.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:18
Dia Mundial do Autismo reforça importância do diagnóstico precoce e combate ao preconceito
Especialista explica sinais que podem ser identificados ainda nos primeiros meses de vida e destaca papel da família no desenvolvimento da criança
16:28
Sexta-Feira Santa é marcada por silêncio, reflexão e espiritualidade na Paróquia São José Operário de Brasnorte
Data relembra a morte de Jesus Cristo e convida fiéis à vivência do Tríduo Pascal com oração, jejum e reflexão
15:48
Polícia Militar prende homem com 15 tabletes de pasta base de cocaína em Aripuanã
Suspeito foi detido com as drogas em um ônibus interestadual vindo de Rondônia
15:44
TCU valida acordo que destina R$ 857 milhões para aeroportos de três cidades em Mato Grosso
O programa prevê o repasse da administração de aeroportos de menor porte às concessionárias que já atuam no país, tendo como contrapartida a revisão das obrigações contratuais.
14:07
Colisão entre moto e bicicleta deixa duas vítimas graves em Juína
As vítimas foram encaminhadas para atendimento médico, e o estado de saúde atualizado ainda não foi divulgado.
11:57
Polícia Civil de Tangará captura mulher condenada a 39 anos por matar o filho e ocultar o corpo
A prisão da suspeita reativa a memória de um dos episódios mais cruéis da história de Mato Grosso
21:08
Vereador apresenta projeto para impedir cobrança de dívidas de terceiros em contas de água
Projeto garante proteção ao consumidor e reforça direito ao acesso a serviços essenciais
20:41
APAE de Brasnorte promove ação e abre semana do autismo
Mobilização reuniu alunos, famílias e profissionais para reforçar a importância da inclusão
20:23
Brasnorte conquista curso técnico gratuito em agropecuária
Parceria entre Sindicato Rural e Senar-MT abre 36 vagas com inscrições limitadas
16:33
Diretor sindical aponta excesso de carga horária de policiais civis em Tangará
O foco principal do encontro foi a jornada de trabalho da categoria, que, segundo a entidade, tem ultrapassado os limites legais e operacionais permitidos
MAIS LIDAS

