Manico volta ao Legislativo e redistribui força partidária em Brasnorte
Por: Lino Barreto; Band FM Brasnorte
Publicado em 16 de Janeiro de 2026 as 00:43 Hrs
Nesta quinta-feira (15), o juiz eleitoral Romeu da Cunha Gomes realizou, no Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, o reprocessamento da totalização dos votos das eleições proporcional de 2024 para o cargo de vereador. O ato contou com a presença de vereadores e representantes partidários do município. Ao final do procedimento, foram expedidos novos diplomas aos eleitos, com o consequente cancelamento dos diplomas anteriores.
A recontagem ocorreu após o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidir, por unanimidade, em dezembro de 2025, manter a cassação do mandato do vereador Reginaldo Martins Ribeiro, conhecido como Reginaldo Carreirinha (MDB). Com a decisão transitada em julgado, o sistema eleitoral foi recalculado para definir a nova distribuição de cadeiras.
Com o reprocessamento, Dioclécio Alves de Lima, o Manico da Tibagi (PL), foi diplomado vereador no lugar de Reginaldo Carreirinha. Ele havia obtido 364 votos nas eleições municipais de 2024.
Nova configuração partidária na Câmara
A mudança alterou o peso das bancadas dentro do Legislativo de Brasnorte. Com a diplomação de Manico, o Partido Liberal (PL) passa a contar com três vereadores:
Norberto de Paula Júnior
Célia Poletto
Dioclécio Alves de Lima (Manico da Tibagi)
O MDB, que antes possuía a maior bancada com quatro cadeiras, passou agora a ocupar três, com os vereadores:
Cláudio Campos
Alexandra São Bento
Janaína Gregolin
O União Brasil manteve suas três vagas, com:
William Braz
Roberto Preto
Gilmar da Obras
Já o PSB segue com duas cadeiras, ocupadas por:
Genival Jesus de Almeida
Jaisma Papaduik
Logo após a diplomação, Manico conversou com a reportagem e destacou a alegria de voltar a ocupar uma vaga no Legislativo:
“Na verdade, primeiramente tem que agradecer a Deus. Agradecer a todos os eleitores que confiaram no trabalho do vereador na legislatura passada e a todos que torceram por esse retorno. Pode ter certeza que a gente pode não resolver o problema, mas decepcionar eleitor nunca vai acontecer.”
O parlamentar afirmou que enfrentou meses de incerteza até a decisão final da Justiça:
“Se você conversava com dez pessoas, pelo menos nove perguntavam quando que ia voltar. E a gente não sabia. Mas tudo no tempo de Deus. Hoje, 15 de janeiro, tivemos a felicidade de se tornar vereador novamente e amanhã já estamos na ativa, se Deus quiser.”
Questionado sobre o que a população pode esperar do seu retorno, Manico destacou que pretende manter o mesmo ritmo de trabalho:
“Milagre a gente não faz. Durante quatro anos tive a felicidade de ser eleito vereador mais atuante por três anos consecutivos. O que a gente tem que fazer é representar bem. A gente vai procurar dar continuidade ao trabalho iniciado em 2021 e interrompido em 2024. Nem Cristo agradou 100%, mas vamos fazer o melhor.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.




