
Disputa por comando e verba está por trás da artilharia do grupo de Bolsonaro contra o PSL
O que está em jogo por trás dessa disputa é o controle da máquina partidária que inclui uma verba milionária e um bom latifúndio de tempo de televisão.
Por: G1
Publicado em 09 de Outubro de 2019 as 10:11 Hrs
Há um bom tempo, o PSL virou palco de uma disputa interna entre o grupo mais fiel ao presidente Jair Bolsonaro e o grupo de dirigentes da sigla que dá sustentação ao deputado Luciano Bivar (PE) no comando da legenda.
Mas o que ninguém no partido esperava é que essa guerra interna fosse exposta publicamente, sem qualquer tipo de filtro, por Bolsonaro. Nesta terça-feira (8), ao conversar com apoiadores na portaria do Planalto da Alvorada, o presidente criticou publicamente Bivar e o PSL.
O que está em jogo por trás dessa disputa é o controle da máquina partidária que inclui uma verba milionária e um bom latifúndio de tempo de televisão. Antes de Bolsonaro, o PSL era um partido nanico. Mas na esteira do fenômeno Bolsonaro em 2018, a legenda elegeu 52 deputados federais (atualmente já são 55 deputados – sendo dois licenciados).
Com mais de 10% de representação da Câmara dos Deputados, a expectativa é que no próximo ano, só de fundo eleitoral, a legenda receba mais de R$ 200 milhões.
Não é de hoje que o grupo de Bolsonaro quer ter o controle absoluto do partido, mas esbarra na resistência de Bivar. Por isso, cresce o movimento desse grupo para deixar a legenda. Mas há o reconhecimento dos dois lados de que essa saída trará prejuízos para todos no partido.
Para levar pelo menos parte desses recursos e do tempo de televisão, seria preciso encontrar uma chamada "janela de infidelidade", o que poderia acontecer com a criação de um novo partido ou a fusão de legendas. Caso contrário, os deputados não levariam para outra legenda já existente recursos e tempo de televisão.
"Para Bolsonaro pode ser algo simples. Mas quem está na disputa por uma prefeitura, será muito ruim perder essa estrutura partidária. O presidente teria que pensar mais nos seus aliados e tentar acomodar essa situação", desabafou um deputado do PSL ao blog.
Ao mesmo tempo, Bolsonaro também acabou abrindo um flanco para receber críticas internas. Ao atacar deputado Luciano Bivar, que está sendo investigado por um esquema de candidatas laranjas no PSL de Pernambuco, também passou a ser atacado por deputados do partido.
Além de manter no governo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que também é investigado por um esquema de candidatas laranjas, Bolsonaro começa a ser alfinetado por integrantes do PSL sobre a investigação de movimentações atípicas do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), quando era deputado estadual do Rio de Janeiro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte