
Disputa por comando e verba está por trás da artilharia do grupo de Bolsonaro contra o PSL
O que está em jogo por trás dessa disputa é o controle da máquina partidária que inclui uma verba milionária e um bom latifúndio de tempo de televisão.
Por: G1
Publicado em 09 de Outubro de 2019 as 10:11 Hrs
Há um bom tempo, o PSL virou palco de uma disputa interna entre o grupo mais fiel ao presidente Jair Bolsonaro e o grupo de dirigentes da sigla que dá sustentação ao deputado Luciano Bivar (PE) no comando da legenda.
Mas o que ninguém no partido esperava é que essa guerra interna fosse exposta publicamente, sem qualquer tipo de filtro, por Bolsonaro. Nesta terça-feira (8), ao conversar com apoiadores na portaria do Planalto da Alvorada, o presidente criticou publicamente Bivar e o PSL.
O que está em jogo por trás dessa disputa é o controle da máquina partidária que inclui uma verba milionária e um bom latifúndio de tempo de televisão. Antes de Bolsonaro, o PSL era um partido nanico. Mas na esteira do fenômeno Bolsonaro em 2018, a legenda elegeu 52 deputados federais (atualmente já são 55 deputados – sendo dois licenciados).
Com mais de 10% de representação da Câmara dos Deputados, a expectativa é que no próximo ano, só de fundo eleitoral, a legenda receba mais de R$ 200 milhões.
Não é de hoje que o grupo de Bolsonaro quer ter o controle absoluto do partido, mas esbarra na resistência de Bivar. Por isso, cresce o movimento desse grupo para deixar a legenda. Mas há o reconhecimento dos dois lados de que essa saída trará prejuízos para todos no partido.
Para levar pelo menos parte desses recursos e do tempo de televisão, seria preciso encontrar uma chamada "janela de infidelidade", o que poderia acontecer com a criação de um novo partido ou a fusão de legendas. Caso contrário, os deputados não levariam para outra legenda já existente recursos e tempo de televisão.
"Para Bolsonaro pode ser algo simples. Mas quem está na disputa por uma prefeitura, será muito ruim perder essa estrutura partidária. O presidente teria que pensar mais nos seus aliados e tentar acomodar essa situação", desabafou um deputado do PSL ao blog.
Ao mesmo tempo, Bolsonaro também acabou abrindo um flanco para receber críticas internas. Ao atacar deputado Luciano Bivar, que está sendo investigado por um esquema de candidatas laranjas no PSL de Pernambuco, também passou a ser atacado por deputados do partido.
Além de manter no governo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que também é investigado por um esquema de candidatas laranjas, Bolsonaro começa a ser alfinetado por integrantes do PSL sobre a investigação de movimentações atípicas do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), quando era deputado estadual do Rio de Janeiro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína