
População de Brasnorte teme pela segurança pública após nomeação de delegado interino distante
Por: Lino Barreto
Publicado em 28 de Julho de 2025 as 18:33 Hrs
A Delegada Regional de Polícia Civil de Tangará da Serra, Alessandrah Marquez Alecrim, publicou na sexta-feira (25), uma portaria designando o delegado Gilcimar Carvalho dos Santos para responder interinamente pela Delegacia de Polícia Civil de Brasnorte.
A medida ocorre após a remoção do delegado Guilherme Renato Hernandes Polimeni Lós, que deixa o município para assumir a titularidade da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) em Tangará da Serra.
Enquanto não houver nova nomeação, o delegado Gilcimar, que já atua na cidade de Barra do Bugres, acumulará as funções nos dois municípios — distantes cerca de 400 quilômetros um do outro. A decisão busca garantir a continuidade dos trabalhos da Polícia Judiciária Civil em Brasnorte.
Nas redes sociais, o vereador Willian Braz (UB), que está em Cuiabá, demonstrou preocupação com a mudança.
“Essa mudança compromete seriamente o funcionamento da nossa delegacia. A ausência de um delegado titular presente impacta diretamente a segurança pública, o andamento de inquéritos, o acolhimento às denúncias e o combate à criminalidade”, declarou.
O parlamentar afirmou que irá oficiar o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública para exigir a nomeação de um delegado exclusivo para o município.
“Não é apenas uma troca de nomes — é uma perda real de estrutura e resposta para a população. Nossa cidade não pode ficar descoberta!”
Segundo a portaria, a designação de Gilcimar Carvalho segue os princípios institucionais da Polícia Civil de Mato Grosso, como unidade de procedimentos, hierarquia, disciplina e a continuidade dos serviços prestados à população. Qualquer alteração na substituição do delegado dependerá de autorização expressa da Delegacia Regional.
Não é a primeira vez que Brasnorte fica sem delegado titular. Em fevereiro de 2023, o delegado Erin Fantin, lotado na Delegacia de Brasnorte foi transferido para o município de Juara (MT). Nas redes sociais, ele afirmou que criminosos teriam oferecido R$ 1 milhão por sua morte. O Conselho Superior da Polícia Civil informou que aprovou a remoção do delegado por questões de segurança.
Já o delegado Guilherme Renato Hernandes Polimeni Lós chegou a Brasnorte no dia 24 de dezembro de 2023. No final de maio de 2025, foi transferido para Tangará da Serra, onde assumiu a titularidade da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM). Mesmo após a transferência, continuou respondendo interinamente pela Delegacia de Brasnorte até o dia 24 de julho de 2025.
A Polícia Civil informou que os atendimentos e investigações em Brasnorte serão mantidos normalmente e que qualquer mudança na atual substituição dependerá de autorização expressa da Delegacia Regional de Tangará da Serra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.