
Justiça nega recursos de autor de chacina que estuprou mulher grávida em Aripuanã
Defesa pretendia adiar audiência de instrução sobre o caso
Por: RAYNNA NICOLAS/ HNT
Publicado em 10 de Junho de 2024 as 14:58 Hrs
A Segunda Câmara Criminal negou três habeas corpus a Jacó Nascimento de Melo, apontado como autor de uma chacina em Aripuanã (960 km de Cuiabá), ocorrida em novembro de 2020. O objetivo nos três recursos era interromper o fluxo do processo que tramita contra o réu no primeiro grau, protelando audiência de instrução. Além de responder pela morte de quatro pessoas, Jacó é acusado de estuprar uma mulher grávida no dia dos fatos.
Na Justiça, os advogados de Jacó Nascimento alegaram nulidade no interrogatório por não ter sido acompanhado por advogado, ilegalidade na utilização da estação rádio base e ilegalidade no reconhecimento fotográfico.
No primeiro tópico, o desembargador que relatou os três recursos, Rui Ramos Ribeiro, apontou que quando foi preso em São Paulo, o réu foi cientificado de todos os seus direitos, conforme consta no interrogatório. Além de que, não demonstrou qualquer prejuízo sofrido pela suposta violação.
"Nesse contexto, inexiste qualquer mácula a ser considerada no presente mandamus de modo que, nenhum ato será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo", escreveu.
De outro plano, com relação à extração dos dados das ERBs, que fazem a comunicaçãoe entre os aparelhos celulares e as operadoras de telefonia, o magistrado consignou que a medida não se confunde com a interceptação telefônica e, inclusive, é menos invasiva que a devassa propriamente dita. Segundo o entendimento, não há ilegalidade quando a medida é respaldada por decisão judicial devidamente fundamentada, como ocorreu nos autos.
Por último, acerca do reconhecimento fotográfico, também desconheceu as irregularidades aventadas pela defesa. Acórdãos foram publicados nos dias 6 de junho, 15 de maio e 24 de maio.
RELEMBRE O CASO
Na ocasião, as vítimas seguiam na caminhonete da família sentido ao garimpo e foram abordadas na estrada por quatro homens armados. Parte do grupo foi obrigado a entrar em outro veículo com os criminosos, enquanto outro bandido conduziu o resto da família.
Eles seguiram pela estrada de Juína até entrarem em uma área de mata, onde as vítimas foram executadas. Somente a mulher grávida foi poupada. A gestante foi levada pelos criminosos, que durante a fuga capotaram o veículo no meio da estrada.
Depois, segundo a acusação, ela foi obrigada a caminhar pela estrada com Jacó até conseguirem uma carona e foi estuprada por ele em um hotel de Juína.
As vítimas foram identificads como Leoncio José Gomes, que era conhecido como “Malhado”, sua esposa, Elziene Tavares Viana, a “Babalu”, e o filho do casal, Luiz Felipe Viana Antonio da Silva, além de um amigo deles, Jonas dos Santos, que era marido da gestante.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte