
Justiça nega recursos de autor de chacina que estuprou mulher grávida em Aripuanã
Defesa pretendia adiar audiência de instrução sobre o caso
Por: RAYNNA NICOLAS/ HNT
Publicado em 10 de Junho de 2024 as 14:58 Hrs
A Segunda Câmara Criminal negou três habeas corpus a Jacó Nascimento de Melo, apontado como autor de uma chacina em Aripuanã (960 km de Cuiabá), ocorrida em novembro de 2020. O objetivo nos três recursos era interromper o fluxo do processo que tramita contra o réu no primeiro grau, protelando audiência de instrução. Além de responder pela morte de quatro pessoas, Jacó é acusado de estuprar uma mulher grávida no dia dos fatos.
Na Justiça, os advogados de Jacó Nascimento alegaram nulidade no interrogatório por não ter sido acompanhado por advogado, ilegalidade na utilização da estação rádio base e ilegalidade no reconhecimento fotográfico.
No primeiro tópico, o desembargador que relatou os três recursos, Rui Ramos Ribeiro, apontou que quando foi preso em São Paulo, o réu foi cientificado de todos os seus direitos, conforme consta no interrogatório. Além de que, não demonstrou qualquer prejuízo sofrido pela suposta violação.
"Nesse contexto, inexiste qualquer mácula a ser considerada no presente mandamus de modo que, nenhum ato será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo", escreveu.
De outro plano, com relação à extração dos dados das ERBs, que fazem a comunicaçãoe entre os aparelhos celulares e as operadoras de telefonia, o magistrado consignou que a medida não se confunde com a interceptação telefônica e, inclusive, é menos invasiva que a devassa propriamente dita. Segundo o entendimento, não há ilegalidade quando a medida é respaldada por decisão judicial devidamente fundamentada, como ocorreu nos autos.
Por último, acerca do reconhecimento fotográfico, também desconheceu as irregularidades aventadas pela defesa. Acórdãos foram publicados nos dias 6 de junho, 15 de maio e 24 de maio.
RELEMBRE O CASO
Na ocasião, as vítimas seguiam na caminhonete da família sentido ao garimpo e foram abordadas na estrada por quatro homens armados. Parte do grupo foi obrigado a entrar em outro veículo com os criminosos, enquanto outro bandido conduziu o resto da família.
Eles seguiram pela estrada de Juína até entrarem em uma área de mata, onde as vítimas foram executadas. Somente a mulher grávida foi poupada. A gestante foi levada pelos criminosos, que durante a fuga capotaram o veículo no meio da estrada.
Depois, segundo a acusação, ela foi obrigada a caminhar pela estrada com Jacó até conseguirem uma carona e foi estuprada por ele em um hotel de Juína.
As vítimas foram identificads como Leoncio José Gomes, que era conhecido como “Malhado”, sua esposa, Elziene Tavares Viana, a “Babalu”, e o filho do casal, Luiz Felipe Viana Antonio da Silva, além de um amigo deles, Jonas dos Santos, que era marido da gestante.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína