Um bafômetro para detectar o novo coronavírus em apenas um minuto
Pesquisadores israelenses desenvolvem teste rápido que pode facilitar a vida de viajantes em aeroportos e cruzeiros marítimos.
Por: G1
Publicado em 15 de Maio de 2020 as 09:17 Hrs
Um teste rápido de apenas um minuto, que detecta a presença do novo coronavírus pela respiração, surge como esperança para viajantes em aeroportos ou para o retorno de funcionários a empresas. Criado por pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, e respaldado pelo Ministério da Defesa, o bafômetro foi avaliado em 120 pessoas e obteve êxito em mais de 90% dos casos.
O professor Gabby Sarusi, que coordenou a pesquisa, enumera ao G1 suas principais vantagens em relação ao PCR, já disponível no mercado que coleta, por uma espécie de cotonete, amostras da garganta ou do nariz: a precisão, a rapidez e o custo. O valor é estimado em 50 dólares e o resultado, imediato.
O novo método eletro-ótico é composto de um kit de 7 centímetros acoplado a uma cápsula que contém um chip eletrônico com milhares de sensores, capazes detectar o novo coronavírus.
“Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta”, explica Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion (BGU).
O chip é colocado dentro de um sistema conectado à nuvem, que faz backup automático dos resultados em um banco de dados, que pode ser acessado por autoridades para rastrear o percurso do vírus. Não é preciso transportar ou manusear o material.
Sarusi calcula que dentro de um mês e meio o novo método possa ser submetido à Food and Drugs Administration (FDA), a agência americana de controle de alimentos e medicamentos. Paralelamente, a universidade desenvolve o desenho e o protótipo para o equipamento.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:03
Polícia Militar registra fim de semana com tentativa de homicídio e acidente fatal em Brasnorte
Terceiro Sargento PM Victor destaca apoio da Prefeitura por meio da Jornada Delegada para reforçar o efetivo
11:19
Tangará da Serra mantém 3ª Sessão Ordinária mesmo com ponto facultativo de Carnaval
A Câmara Municipal de Tangará da Serra suspende o expediente administrativo na segunda-feira (16), mas reforça o compromisso com a população ao garantir a realização das sessões legislativas na terça-feira (17)
21:44
Super Mais Supermercado realiza sorteio da Promoção Acelerada e movimenta Tangará da Serra
Todos os premiados são moradores de Tangará da Serra
21:41
Homem escapa de tentativa de homicídio após troca de tiros em Brasnorte
Vítima foi alvo de ao menos seis disparos e conseguiu fugir de motocicleta; ninguém ficou ferido.
16:23
Governador Mauro Mendes concede entrevista à Band FM Tangará da Serra e destaca investimentos históricos em Mato Grosso
Emissora, que integra o Sistema Juinense de Comunicação, recebeu o chefe do Executivo estadual na manhã deste sábado (14), em entrevista conduzida pelo jornalista Maico Strappazzon
13:29
Câmara de Brasnorte aprova reajuste do Piso Nacional do Magistério
Reajuste será pago em parcela única e de forma retroativa a 1º de fevereiro
22:52
ACIB Brasnorte abre cadastro para o Prêmio Destaque Empresarial 2025
Empresários têm até 22 de fevereiro de 2026 para garantir participação; inscrição é feita diretamente pelo responsável pela empresa.
13:17
Câmara aprova contas de 2024 da Prefeitura de Brasnorte
Aprovação ocorreu em sessão extraordinária e teve uma abstenção
12:13
Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas
Foram apreendidos 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis, duas metralhadoras e mais de 3 mil munições de grosso calibre
21:50
Ministério Público aciona escola por fechar as portas sem aviso prévio
O promotor de Justiça requereu que o fechamento inesperado da unidade escolar, sem aviso prévio e sem plano de transição, seja declarado prática ilícita e ofensiva aos direitos das crianças, adolescentes e famílias atendidas.


