
Rússia anuncia corte total de fornecimento de gás para Finlândia a partir de sábado
Rússia alega que país vizinho não fez pagamento em rublos, como Moscou passou a exigir a países que compram gás natural russo. Esta semana, a Finlândia apresentou candidatura à Otan, e Kremlin já havia prometido retaliações caso isso ocorresse.
Por: G1
Publicado em 20 de Maio de 2022 as 10:39 Hrs
A operadora de gás da Finlândia Gasum anunciou nesta sexta-feira (20) que a Rússia cortará todo o fornecimento de gás natural para o país a partir da madrugada de sábado (21).
O corte, segundo a operadora finlandesa, foi feito por conta da recusa da Finlândia em pagar em rublos pelo fornecimento desse combustível fóssil, o que a Gasum se recusou a fazer.
Em toda a Europa, cerca de 30% de todo o gás consumido vem da Rússia.
"A Gazprom (estatal russa de gás) informou à Gasum que todo o fornecimento de gás natural para a Finlândia previsto em contrato será cortado a partir das 04h de sábado (21)", afirmou o CEO da companhia, Mika Wilkanen. "É lamentável que o fornecimento previsto em contrato seja rompido".
A companhia finlandesa afirmou que, com a reserva que ainda tem, será possível manter o abastecimento de gás aos consumidores finais "pelos próximos meses".
"Nós já estávamos nos preparando para esta situação e não haverá interrupção na transmissão de gás aos consumidores, por isso seremos capazes de continuar fornecendo gás pelos próximos meses", completou o comunicado.
Diante das dezenas de sanções econômicas impostas por países europeus e pelos Estados Unidos, a Rússia começou a exigir o pagamento em rublos, a moeda local, pelos insumos exportados pelo país.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte