
Rússia alertou EUA que iria realizar ataques aéreos contra combatentes na Síria
Autoridades norte-americanas avaliam que russos tentaram minimizar o risco de uma crise
Por: CNN
Publicado em 17 de Junho de 2022 as 09:20 Hrs
A Rússia alertou os militares dos Estados Unidos no início desta semana que iria realizar ataques aéreos contra combatentes locais aliados dos EUA no sudeste da Síria, de acordo com duas autoridades de Defesa norte-americanas.
Assim, os EUA alertaram rapidamente os combatentes para mudar suas posições e também garantir que nenhuma força americana estivesse por perto. As forças norte-americanas não precisaram se mover, pois estavam longe o suficiente, mas os soldados locais sim, disseram as autoridades.
Os ataques aéreos russos parecem altamente calculados, em meio as altas tensões entre Washington e Moscou relacionadas à guerra na Ucrânia. O Pentágono está tentando garantir que as relações não piorem com as forças russas, inclusive na Síria, onde os dois lados operam nas proximidades de uns aos outros por vários anos.
A avaliação inicial é que as forças russas provavelmente receberam ordens de notificar os EUA com antecedência e realizar os ataques aéreos sabendo que não atingiriam as tropas americanas e que os aliados seriam alertados, disseram as autoridades.
Mas os russos provavelmente alcançaram seu objetivo de “enviar uma mensagem” aos EUA de que podem atacar sem se preocupar com retaliação, disse uma autoridade.
A notificação da Rússia veio através da antiga linha bilateral que opera há vários anos, onde cada lado notifica o outro sobre operações e movimentos militares que correm o risco de um erro de cálculo se um lado não estiver ciente das atividades do outro. A visão dos EUA é que os russos estavam minimizando o risco de uma crise.
O incidente aconteceu nas proximidades da guarnição de Al-Tanf, no sudeste da Síria, onde as forças de oposição dos EUA e da Síria operam há muito tempo. Os ataques foram conduzidos contra posições onde os combatentes Maghawir al-Thawra estavam operando. Não houve relatos imediatos de vítimas, mas acredita-se que a propriedade tenha sido danificada.
As autoridades norte-americanas disseram que a Rússia alegou que o grupo havia realizado um ataque à bomba na estrada contra as forças russas. Os EUA acreditam que isso não aconteceu e os russos simplesmente usaram isso como motivo para realizar ataques aéreos.
Esse tipo de provocação russa é raro, mas não inédito.
Em fevereiro de 2018, um encontro rapidamente se agravou e se tornou mortal quando uma força de 500 homens composta em grande parte por mercenários russos e uma milícia cristã leal ao regime sírio cruzou o rio Eufrates perto de Deir Ezzor.
Os russos estavam trabalhando para uma empresa paramilitar chamada Wagner, que tinha centenas de mercenários em solo na Síria, ajudando os militares russos e as forças pró-regime.
A missão da operação permanece incerta, mas as forças estavam avançando em direção a um valioso campo de petróleo e gás, Coneco, controlado pelas Forças Democráticas Sírias, uma milícia apoiada pelos EUA que luta contra o ISIS na Síria.
Quando as forças pró-regime começaram a bombardear uma base mantida pelas Forças Democráticas da Síria, os EUA responderam com ataques aéreos pesados e fogo de artilharia, que continuaram por cerca de três horas. Os comandantes norte-americanos tentaram contatar seus colegas russos para alertar sobre sua resposta. Mas quando as comunicações foram estabelecidas, o contra-ataque já estava em andamento.
E em agosto de 2020, várias tropas dos EUA ficaram feridas em uma colisão com um comboio militar russo no leste da Síria.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014