
Quase 100 crianças morreram na Ucrânia apenas em abril, diz Unicef
De acordo com o órgão, o número verdadeiro pode ser muito mais alto
Por: CNN
Publicado em 12 de Maio de 2022 as 17:17 Hrs
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) verificou que quase 100 crianças foram mortas na Ucrânia apenas em abril, mas os números verdadeiros podem ser significativamente mais altos, criando uma crise na proteção das crianças, disse um oficial da UNICEF ao Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta quinta-feira (12).
“Somente neste último mês, a ONU verificou que 100 crianças foram mortas, e acreditamos que os números verdadeiros podem ser muito maiores”, disse o Diretor Executivo Adjunto do UNICEF, Omar Abdi.
Durante sua fala na reunião do Conselho de Segurança sobre a manutenção da paz e da segurança na Ucrânia, Abdi disse, “mais crianças foram feridas e enfrentaram graves violações de seus direitos, milhões das quais foram deslocadas”, e acrescentou, “a guerra na Ucrânia, como todas as guerras, é uma crise na proteção e nos direitos das crianças.”
Abdi também afirmou que “a educação está sob ataque” e “escolas continuam a ser usadas para propósitos militares.”
“Na última semana, pelo menos 15 de 89 – uma a cada seis – escolas apoiadas pelo UNICEF no oeste da Ucrânia foram danificadas ou destruídas desde o início da guerra”, ele disse e acrescentou, “em centenas de escolas ao redor do país foram relatados ataques de artilharia, aéreos, e por outras armas explosivas em áreas populosas.”
“Escolas podem salvar a vida das crianças, especialmente em conflitos. As escolas são locais seguros, com rotinas que lhes protegem de se machucar e dão uma sensação de normalidade. As escolas também são condutores cruciais de informações sobre os riscos de explosivos mortais. E são um conector para serviços de saúde e psicossociais essenciais”, concluiu.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
MAIS LIDAS