ONU afirma estar 'profundamente chocada' com condições de detenção de migrantes nos EUA
Em maio, 144 mil pessoas foram detidas e colocadas em detenção pela polícia de fronteiras do país
Por: RFI | Folha de S. Paulo
Publicado em 09 de Julho de 2019 as 16:11 Hrs
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, afirmou nesta segunda-feira (8) estar "profundamente chocada" com as condições de detenção dos migrantes nos Estados Unidos e ressaltou que as crianças nunca deveriam ser separadas de suas famílias.
"Como pediatra, mas também como mãe e ex-chefe de Estado, estou profundamente impactada com o fato de que algumas crianças sejam obrigadas a dormir no chão em instalações superlotadas, sem acesso a cuidados de saúde ou a alimentos adequados", declarou Bachelet, em um comunicado.
A crítica acontece um dia depois das declarações do presidente americano Donald Trump, que anunciou que centros de detenção de migrantes, condenados por sua superlotação e péssimas condições de vida, serão abertos aos jornalistas.
"Manter em regime de detenção uma criança, mesmo que por curtos períodos e em boas condições, pode ter graves consequências sobre a sua saúde e seu desenvolvimento. Pensem nos estragos causados a cada dia por esta situação alarmante", acrescentou a comissária da ONU.
"Na maioria dos casos, os migrantes e refugiados se aventuram em perigosas viagens com seus filhos em busca de proteção e dignidade, longe da violência e da fome. Quando finalmente acreditam que estão em segurança, são separados de seus entes queridos e detidos em condições indignas", completou Bachelet.
SUPERPOPULAÇÃO PERIGOSA
Vários organismos das Nações Unidas encarregados dos direitos Humanos advertiram que a detenção de crianças migrantes poderia configurar tratamento cruel, desumano ou degradante, o que é proibido pelo direito internacional.
Em maio, 144.000 pessoas foram detidas e colocadas em detenção pela polícia de fronteiras dos Estados Unidos. Mas faltam vagas nessas estruturas, bem como nos centros de acolhida para onde os menores e as famílias são normalmente transferidos.
Um relatório do Departamento americano de Segurança Nacional (DHS), responsável pela guarda de fronteira, admitiu na semana passada, uma "superpopulação perigosa" em muitos centros de acolhida de migrantes clandestinos, em sua maioria centro-americanos que fogem da violência e da miséria em seus países de origem.
Deputados democratas que também visitaram os centros de detenção informaram sobre superlotação de celas e ausência de água corrente. Crianças e adultos não tinham acesso a medicamentos e não tomavam banho havia duas semanas.
No domingo, em um tuíte, Trump disse que "se os imigrantes ilegais não estão contentes com as condições nos centros de detenção construídos ou recondicionados rapidamente, diga a eles que não venham. Problema resolvido!".
Para Bachelet, "toda privação de liberdade dos migrantes e refugiados adultos deveria ser uma medida de último recurso".
"Se a detenção acontece, deveria durar o mínimo possível", afirmou, pedindo às autoridades que encontrem medidas "não privativas de liberdade" para os migrantes e refugiados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:58
Rejeição termina em crime: Homem incendeia casa de mulher após ameaças em Aripuanã
O suspeito vinha tentando forçar um relacionamento com ela há dias
10:53
Motorista é detido após colidir contra poste em Aripuanã
Devido à gravidade dos danos, o veículo ficou impossibilitado de trafegar e não pôde ser removido de imediato por meios próprios.
22:41
Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo e apreende 51 munições em Tangará da Serra
O suspeito foi detido após ameaças em uma casa noturna no município
22:34
Justiça aciona PM para despejar grileiros de fazenda de 8 mil hectares em Aripuanã
Disputa judicial se arrasta há mais de 20 anos
11:50
Produtos da floresta garantem renda justa e preservação da amazônia
Pagamento justo pelos produtos da floresta fortalece famílias e incentiva a conservação da amazônia
11:41
Projeto Biodiverso transforma material de formação em legado educacional para escolas do noroeste de mato grosso
O Projeto Biodiverso é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
16:59
TRE cita que imunidade parlamentar não é absoluta e mantém cassação em Brasnorte
Decisão confirma inelegibilidade de Reginaldo Carreirinha por oito anos após irregularidades na campanha eleitoral de 2024
16:49
Caminhada do Janeiro Branco reforça importância do cuidado com a saúde mental em Brasnorte
Ação reuniu Secretarias, entidades e comunidade para conscientizar sobre prevenção, acolhimento e busca por ajuda psicológica
12:01
Polícia Civil apreende 7 adolescentes envolvidos na execução de duas pessoas em Juína
As vítimas foram executadas pelos faccionados e tiveram os corpos ocultados em uma região de mata e no rio
19:16
PM detém cinco pessoas por tráfico de drogas e apreende 72 porções de entorpecentes em Tangará da Serra
Suspeitos foram localizados durante abordagens no município

