Número de mortos pela onda de violência na África do Sul sobe para 337
Manifestações começaram após prisão do ex-presidente Jacob Zuma
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 23 de Julho de 2021 as 09:55 Hrs
Após 14 dias de protestos violentos contra a prisão do ex-presidente sul-africano Jacob Zuma, o número de mortos subiu para 337 na África do Sul, anunciou a ministra interina da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, nesta quinta-feira (22). Até esta quarta (21), o número oficial era 276.
Os atos, que começaram no dia 9 de julho, rapidamente levaram a uma onda de vandalismo. Manifestantes munidos de bastões, tacos de golfe e pedaços de madeira saquearam lojas e queimaram edifícios. No dia 12 de julho, o Exército do país anunciou o envio de tropas às ruas de duas das suas principais províncias, Gauteng e KwaZulu-Natal.
Na cidade de Phoenix, de maioria com descendência indiana, 20 pessoas, todas negras, foram assassinadas durante a onda de violência recente.
Em meio a canções fúnebres, Linda Dlamini chorava a morte de seu irmão. Njabulo Dlamini, 31, foi morto a tiros no dia 12 de julho enquanto trabalhava em seu táxi na cidade. Acompanhado por amigos, Njabulo estava a caminho de uma corrida de trabalho quando o grupo foi interceptado por “vigilantes”, contou Linda à AFP. Ele dormia no banco de trás.
"Ele acordou e começou a correr, mas levou um tiro na cabeça", disse Linda entre lágrimas. "Depois disso o espancaram, deixando várias cicatrizes na cabeça".
Quando a polícia chegou, os agressores estavam prestes a queimar vivos seu irmão e um dos amigos, contou Linda. Eles foram levados para o hospital, mas Njabulo não resistiu. Os crimes em Phoenix estão sendo chamados de racismo. A polícia local disse que vai investigar o caso.
No dia 18 de julho, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa acompanhou equipes de limpeza em meio a destroços de um centro comercial saqueado na cidade de Soweto. Os ataques já causaram um prejuízo de quase US$ 1,2 milhão para o país.
O ex-presidente sul-africano recebeu uma permissão para participar do funeral de seu irmão nesta quinta-feira (22), que aconteceu na cidade de Nkandla, no leste do país, informaram as autoridades locais.
Após a explosão de violência, o julgamento de Zuma, preso por desacato à justiça após ignorar convocações durante uma investigação de corrupção em seu governo, foi retomado por meio de uma audiência virtual no dia 19 de julho. Ele é julgado por subornos que teriam acontecido há mais de 20 anos. â��
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:52
ACIB Brasnorte abre cadastro para o Prêmio Destaque Empresarial 2025
Empresários têm até 22 de fevereiro de 2026 para garantir participação; inscrição é feita diretamente pelo responsável pela empresa.
13:17
Câmara aprova contas de 2024 da Prefeitura de Brasnorte
Aprovação ocorreu em sessão extraordinária e teve uma abstenção
12:13
Gefron participa de apreensão de 4,3 toneladas de drogas e arsenal de guerra no Amazonas
Foram apreendidos 3,9 toneladas de skunk, 426 kg de cocaína, oito fuzis, duas metralhadoras e mais de 3 mil munições de grosso calibre
21:50
Ministério Público aciona escola por fechar as portas sem aviso prévio
O promotor de Justiça requereu que o fechamento inesperado da unidade escolar, sem aviso prévio e sem plano de transição, seja declarado prática ilícita e ofensiva aos direitos das crianças, adolescentes e famílias atendidas.
17:43
Primeira sessão de 2026 marca início dos trabalhos na Câmara de Brasnorte
Primeira sessão ordinária do ano reuniu os 11 vereadores e foi marcada por requerimentos, projetos e cobranças ao Executivo
16:39
Prazo para alistamento militar segue até junho em Brasnorte
Junta de Serviço Militar orienta sobre prazos, documentação e formas de alistamento
15:52
Brasnorte conquista, pelo quarto ano consecutivo, Prêmio Alfabetiza MT
Secretário Jonatas Ferreira celebra reconhecimento estadual e destaca união da rede municipal
09:39
Produtores de Juína são destaque em revista nacional
Avanço do grão sobre áreas degradadas fortalece a integração com a pecuária, atrai investimentos e reposiciona o município como nova fronteira produtiva de Mato Grosso
13:54
Câmara de Brasnorte realiza primeira sessão ordinária de 2026 nesta terça-feira (10)
Presidente Gilmar Gonçalves destaca retomada dos trabalhos legislativos e convida população a acompanhar a sessão
08:58
Desembargadora do TJMT mantém cassação de vereadora de Brasnorte por uso de verba pública em atos políticos
Maria Célia Poletto é suspeita de utilizar diárias pagas com dinheiro público para participar de protestos pró-Bolsonaro, em Brasília, no ano de 2022
MAIS LIDAS
Desembargadora do TJMT mantém cassação de vereadora de Brasnorte por uso de verba pública em atos políticos
Hey Roy: Thiago Boava confirma pretensão à Câmara Federal
Vereadora Janaina Gregolin manifesta preocupação com lei anti-cio em Mato Grosso
Polícia Civil prende mais um faccionado envolvido em homicídio e ocultação de cadáver em Colniza
Polícia Civil identifica e prende dupla suspeita de homicídio em Aripuanã
Produtores de Juína são destaque em revista nacional
Câmara de Brasnorte realiza primeira sessão ordinária de 2026 nesta terça-feira (10)


