Moçambique tem 38 mortes após ser atingido por novo ciclone
Fenômeno traz fortes chuvas ao país, cortou fornecimento de energia e deixou áreas isoladas
Por: Reuters
Publicado em 29 de Abril de 2019 as 16:05 Hrs
A chuva impediu a chegada de voos com ajuda no norte de Moçambique pelo segundo dia nesta segunda, atrapalhando os esforços para encontrar sobreviventes do ciclone Kenneth, que já causou ao menos 38 mortes no país.
O Kenneth é o segundo ciclone a atingir Moçambique em menos de dois meses. O primeiro, Idai, deixou mais de mil vítimas em março e atingiu o centro do país.
Equipes de resgate usaram uma pequena pausa nas chuvas para enviar um helicóptero com ajuda para a ilha de Ibo, onde centenas de casas foram destruídas.
No entanto, a chuva recomeçou e as condições ficaram muito perigosas para que outros voos decolassem, segundo a ONU. Estradas que levam a áreas rurais foram destruídas pelas tempestades e, com isso, há diversas áreas atingdas que estão isoladas.
O ciclone Kenneth atingiu as ilhas Comores e, em seguida, a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, na quinta-feira (24), com chuvas e ventos que atingiram até 280 km/h. As tempestades foram seguidas de inundações em algumas áreas.
Quatro pessoas morreram em Comores, segundo a ONU. Em Moçambique, o governo informou que o total de mortes subiu para 38 nesta segunda (29). Cerca de 168 mil pessoas foram afetadas.
A tempestade levou ao corte no fornecimento de energia e nas comunicações. Algumas comunidades rurais foram reduzidas à um monte de madeiras caídas.
A cidade de Pemba, onde vivem aproximadamente 140 mil pessoas, foi atingida pelo Kenneth e segue com suas ruas alagadas há dias. Moradores improvisaram balsas para circular ou andam em meio à água, carregando seus pertences.
A ONU disse que liberou US$ 13 milhões de fundos de emergência para ajudar Comores e Moçambique, com envio de água e comida e reparos de estruturas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS






