Confronto na fronteira entre China e Índia deixa ao menos 20 militares indianos mortos
É o 1º conflito com mortes desde 1967 entre Forças Armadas dos países, detentores de armas nucleares
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 17 de Junho de 2020 as 09:33 Hrs
Escaramuças em uma região disputada na fronteira entre a Índia e a China deixaram ao menos 20 militares indianos mortos e um número não especificado de vítimas do lado chinês, informaram as potências asiáticas nesta terça-feira (16).
Fontes do governo indiano disseram que nenhum tiro foi disparado, mas houve uma briga entre os dois lados com soldados usando bastões de ferro e jogando pedras, o que resultou nas mortes. A China confirmou os confrontos físicos.
Trata-se do primeiro enfrentamento com mortes em mais de três décadas entre as Forças Armadas dos dois países, detentores de armas nucleares.
Comboio do Exército indiano se move na região da Caxemira, próximo aos Himalaias - Danish Ismail/Reuters
As tensões vêm crescendo nas últimas semanas no vale do rio Galwan, na região dos Himalaias, com os dois lados trocando acusações de avanços sobre a fronteira, que se estende por cerca de 3.500 km em uma região montonhosa.
A Índia e a China travaram uma guerra breve mas sangrenta pelo controle da região em 1962. Nas duas décadas seguintes, tentaram chegar a um acordo, mas as tratativas foram infrutíferas.
Nos últimos dez dias, retomou-se o diálogo, na tentativa de retirar centenas de tropas da região, mas novamente não se chegou a um consenso.
Mesmo que eventualmente tenham ocorrido brigas físicas envolvendo oficiais dos dois lados, ninguém havia morrido na fronteira desde 1967.
Segundo as autoridades indianas, o enfrentamento aconteceu na noite de segunda-feira (15). Militares do alto escalão dos dois países se reuniram para tentar acalmar a situação.
“Isso é extremamente, extremamente sério, isso vai contaminar qualquer diálogo que estivesse acontecendo", disse o ex-comandante do Exército indiano D. S. Hooda.
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que houve uma grave violação do consenso alcançado pelos dois países quando tropas indianas provocaram e atacaram os chineses.
"O que é chocante é que, em 15 de junho, o lado indiano violou severamente nosso consenso e atravessou a fronteira duas vezes e provocou e atacou as forças chinesas, causando um violento confronto físico entre as duas forças fronteiriças", afirmou Lijian a repórteres em Pequim.
As Forças Armadas da China exigiram que a Índia parasse com todas as provocações e retornasse ao diálogo.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS