Como deter o contágio da Covid-19
Testes rápidos, rastreamento e isolamento dos infectados são mais eficazes para conter a epidemia do novo coronavírus do que quarentenas indiscriminadas de milhões de pessoas.
Por: G1
Publicado em 09 de Março de 2020 as 10:41 Hrs
À medida que a nova variante de coronavírus se espalha pelo planeta, isolamento e quarentena entraram na agenda dos países mais afetados. Para conter a Covid-19, a China manteve perto de 150 milhões de pessoas em diferentes graus de isolamento. A Itália isolou no fim de semana um quarto da população, ou 16 milhões. Os Estados Unidos mantêm em quarentena mais de 3.500 a bordo do navio Grand Princess, perto de San Francisco. Até que ponto tais medidas funcionam?
“Numa conta de padaria, centenas de milhares de pessoas na China não pegaram Covid-19 por causa da resposta agressiva”, afirmou em entrevista ao New York Times o canadense Bruce Aylward, líder da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) que inspecionou o combate à epidemia no país. O número de novos casos diários caiu de mais de 3.000 no início de fevereiro para menos de 50.
Depois de vacilar no início, de sufocar as notícias sobre o novo vírus e de permitir que o contágio saísse do controle, o governo chinês adotou um programa que, mesmo traumático, se revelou eficaz. O mais importante, segundo Aylward, não foi manter em casa populações enormes, mas medidas básicas da saúde pública no combate a epidemias. Eis as principais, na análise do epidemiologista Abraar Karan:
ampliar a capacidade de teste para identificar os infectados;
usar hospitais apenas para tratar os casos mais graves, mantendo os demais isolados noutras instalações;
rastrear todos os contatos dos infectados;
proibir aglomerações;
restringir movimentos apenas quando o vírus se disseminou por uma região.
A capacidade de teste, em especial, é crítica. Os chineses, segundo Aylward, têm realizado mais de 200 exames por dia em cada tomógrafo, um método mais rápido para descartar casos que são apenas gripes ou resfriados. Só quem apresenta no pulmão as anormalidades características da infecção pelo coronavírus é encaminhado para o teste genético, que leva quatro horas. Graças a isso, reduziram de 15 para 2 dias o tempo entre os primeiros sintomas e a hospitalização.
A Coreia do Sul estabeleceu uma espécie de “drive-thru” para acelerar os testes, segundo noticiou a Reuters. O paciente nem sai do carro para que a amostra seja coletada. O resultado sai em menos de dez minutos, e as providências necessárias são tomadas imediatamente. Resultado: enquanto a Itália registrou até agora 366 mortes em 7.375 casos confirmados, na Coreia do Sul houve 53 em 7.382 casos, sem isolamento de milhões de pessoas.
Reino Unido e Suécia implementaram redes de testes domésticos. O governo vai à casa dos suspeitos de infecção para recolher as amostras. Assim que um surto começa a se expandir, os epidemiologistas têm recomendado o auto-isolamento: evitar aglomerações e só sair de casa para fazer o estritamente necessário. Quando possível, aderir ao trabalho remoto.
Ainda há incerteza sobre a capacidade de transmissão da Covid-19, em especial por quem contraiu o vírus, mas não manifesta sintomas. A valerem as estimativas (2,1 ou 2,3 novos infectados para cada portador), será necessário rastrear 80% dos contatos para conter um surto, calcula um estudo na revista médica The Lancet. Na prática, diz o estudo, levaria três meses para controlar uma epidemia, desde que adotadas as medidas mais estritas de rastreamento e isolamento dos infectados.
Não há dúvida de que o mais importante para conter o contágio é a rapidez na ação das autoridades. Depois do vacilo inicial, a China passou a tratar a epidemia como uma guerra, com todos os custos arcados pelo governo. Seria possível a mesma determinação e obediência, caso o país não fosse uma ditadura? De acordo com Aylward, sim:
– É preciso uma mudança de mentalidade para obter uma resposta rápida. Você só vai levantar as mãos para o alto? Há um risco moral aí, um julgamento sobre o que pensa das populações vulneráveis. Pergunte se dá para fazer o que é fácil. Dá para isolar 100 pessoas? Dá para rastrear 1.000 casos? Se não der, vai espalhar na comunidade. É o medo do vírus que mobiliza.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar