
Como a pimenta ajudou vencedor do Nobel de Medicina a entender sensação de calor
Substância capsaicina, que induz uma sensação de ardor e está presente nas pimentas, ajudou a identificar sensor reativo na pele
Por: CNN
Publicado em 04 de Outubro de 2021 as 15:41 Hrs
O Prêmio Nobel 2021 em fisiologia e medicina foi concedido a David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas sobre os receptores de temperatura e toque do corpo.
Os dois cientistas receberam o reconhecimento por descrever a mecânica de como os seres humanos percebem o calor, o frio e a pressão através dos impulsos nervosos.
Julius é professor na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Já Patapoutian é professor no Howard Hughes Medical Institute na Scripps Research, em La Jolla, Califórnia.
“Nossa capacidade de perceber o calor, o frio e o toque é essencial para a sobrevivência e sustenta nossa interação com o mundo ao nosso redor”, afirmou o comitê do Nobel na declaração que anunciou o prêmio.
“Julius utilizou capsaicina, o composto pungente das pimentas que induz uma sensação de ardor, para identificar um sensor que responde ao calor nas extremidades nervosas da pele”
“Patapoutian usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e nos órgãos internos”, acrescentou a nota.
Thomas Perlmann, secretário da Assembleia e do Comitê Nobel, disse que a descoberta “desvenda os segredos da natureza”.
“Ela explica a nível molecular como esses estímulos são convertidos em sinais nervosos. É uma descoberta importante e profunda”, diz.
O Comitê Nobel explicou que, quando Julius começou a estudar por que a capsaicina induz uma sensação de ardor, já se sabia que o composto ativa as células nervosas causando dor – mas como exatamente isso acontecia era um “enigma não resolvido”.
Julius e sua equipe criaram uma biblioteca de milhões de fragmentos de DNA correspondentes a genes que são expressos nos neurônios sensoriais que podem reagir à dor, ao calor e ao toque.
Eles então conectaram genes desta coleção em células que normalmente não reagem à capsaicina para encontrar o único gene que causou a sensibilidade.
Julius percebeu mais tarde que o receptor de capsaicina descoberto é um receptor sensível ao calor, ativado a temperaturas que são percebidas como dolorosas, informou o Comitê Nobel.
Prêmio Nobel de Medicina
Ao mesmo tempo, Patapoutian e seus colaboradores estavam tentando entender como os estímulos mecânicos poderiam ser convertidos em nossos sentidos de tato e pressão.
Eles identificaram uma linha celular que reagia quando suas células individuais eram perfuradas com uma micropipeta.
Com isso, a equipe identificou então 72 genes candidatos que poderiam estar codificando receptores e os “desligou” um a um para descobrir o responsável pela sensibilidade mecânica.
Abdel El Manira, um membro adjunto do Comitê Nobel de Fisiologia e Medicina, disse que a descoberta foi feita há mais de uma década.
“É o momento certo (para ela) para ser reconhecida. Mudou profundamente nossa visão de como sentimos o mundo. No último ano, sentimos falta de nosso senso de toque – durante um abraço, por exemplo. Estes são os receptores que nos dão a sensação de calor e de proximidade”, disse ele.
Veja o cronograma do anúncio dos vencedores do Nobel:
Medicina: segunda-feira (4)
Física: terça-feira (5)
Química: quarta-feira (6)
Literatura: quinta-feira (7)
Paz: sexta-feira (8)
Economia: segunda-feira (11)
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS